Conecte-se conosco

Região Potengi

Um pouco da história de Raul Capitão, o Rei da Scheelita

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

O senhor Raul Pereira da Silva, mais conhecido por “Raul Capitão”, é a figura mais representativa do ciclo da scheelita na região de Lajes do Cabigi à São Tomé.

Raul Capitão iniciou a vida como empregado da Fazenda Amarante, onde viveu por 18 anos. Ao sair, adquiriu nas proximidades a Fazenda Bonfim, onde fixou residência e ganhava a vida como agricultor.

Como sempre circulou a notícia de que nas terras do Bonfim havia minérios, Em uma de suas buscas – para muitos em vão – encontrou uma pedra diferente, a pedra era à scheelita, minério que dá liga ao ferro no ano de 1967. Em pouco tempo uma montanha incalculável de dinheiro caiu no colo de Raul, transformando o antigo agricultor de 55 anos em um dos homens mais ricos do Rio Grande do Norte.

Adquiriu várias propriedades rurais, dentre elas à Fazenda Ingá com mais de 11 mil hectares, onde plantava algodão e criava gado. Tornando-se uma figura legendária na região. Raul Capitão ficou tão rico que concedia entrevistas sentado em sacos de dinheiros.

Com isso botou os filhos que quiseram estudar, em boas escolas e moradia na capital. Três meninas foram internas da Escola Doméstica e uma delas chegou a se formar em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A fortuna gerada pela scheelita no RN, na época atraiu a revista Realidade, de circulação nacional na década de 60. Raul foi o grande personagem da matéria.

Em sua mineração chegaram a trabalhar mais de 2 mil homens e em suas fazendas havia centenas de trabalhadores. E por seu pioneirismo, por ter marcado a vida econômica e social do Rio Grande do Norte e principalmente na região de Lajes do Cabugi e São Tomé, por ter influenciado a vida de milhares de pessoas, Raul Capitão ainda vive na memória popular.

Ricardo Sobral | Portal 301

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Continue lendo
Propaganda

Região Potengi

Barcelona/RN: Água de fossa acumula em rua que dar acesso ao Renascer II

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação/WhatsApp

Moradores do Conjunto Habitacional Renascer II (Divino) se queixam de várias poças de água que segundo eles é da fossa séptica recém construída próximo ao Conjunto Habitacional Renascer I  que vaza por quase 15 dias.

Conforme os moradores, o problema se intensificou por conta da encanação rompida da própria fossa e isso vem afetando demais a vida de quem vive nas proximidades e trafega pelo local. O mau cheiro é insuportável, através desta reclamação os moradores apelam à Prefeitura Municipal de Barcelona que providencie a solução do problema.

Obs: Moradores já procuraram a Secretaria de Serviços Urbanos e nada foi feito pra sanar o problema, este editor também comunicou aos responsáveis com envio de fotos e vídeo10 dias atrás e também não tivemos a solução do problema.

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura suspende temporiamente a feira-livre

Publicados

em

Foto/Edson Lira

A Prefeitura Municipal de Barcelona, publicou nesta quarta-feira (27), o Decreto n° 102/2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio do COVID-19.

O PREFEITO MUNICIPAL DE BARCELONA, no uso de atribuições que a Lei lhe confere, obedecendo às disposições contidas na Lei Orgânica Municipal e demais legislações pertinentes,

CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição da República;

CONSIDERANDO o Decreto Estadual Nº 29.634, de 22 de abril de 2020, do Estado do Rio Grande do Norte e Decreto Municipal n° 091 de 17 de março de 2020, 

DECRETA:

Art. 1º. Fica suspensa temporariamente a feira livre desta cidade de Barcelona, nos dias e 08 do mês de junho do corrente ano.

Art. 2º As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município de Barcelona.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação em órgão oficial do Município.

Confira a publicação feita no Diário Oficial dos Municípios (FEMURN).

Fonte: blog RN1

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura inicia obra de calçamento do Conjunto Renascer I

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação/Redes Sociais

A prefeitura municipal de Barcelona já iniciou às obras de pavimentação a paralelepípedo do Conjunto Renascer. 

O Prefeito Neto Mafra assumiu compromissos com o município, para fazer o melhor. Isto fará com que as ruas fiquem mais valorizadas, mais bem cuidadas, e traga mais beleza e conforto as famílias que residem. 

Estaremos iniciando as obras de calçamento na Vila da comunidade Arisco, dentro de poucos dias, concluiu o prefeito.

Fonte: Portal Barcelona News

Continue lendo

Destaques