Conecte-se conosco

Região Potengi

Um pouco da história de Raul Capitão, o Rei da Scheelita

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

O senhor Raul Pereira da Silva, mais conhecido por “Raul Capitão”, é a figura mais representativa do ciclo da scheelita na região de Lajes do Cabigi à São Tomé.

Raul Capitão iniciou a vida como empregado da Fazenda Amarante, onde viveu por 18 anos. Ao sair, adquiriu nas proximidades a Fazenda Bonfim, onde fixou residência e ganhava a vida como agricultor.

Como sempre circulou a notícia de que nas terras do Bonfim havia minérios, Em uma de suas buscas – para muitos em vão – encontrou uma pedra diferente, a pedra era à scheelita, minério que dá liga ao ferro no ano de 1967. Em pouco tempo uma montanha incalculável de dinheiro caiu no colo de Raul, transformando o antigo agricultor de 55 anos em um dos homens mais ricos do Rio Grande do Norte.

Adquiriu várias propriedades rurais, dentre elas à Fazenda Ingá com mais de 11 mil hectares, onde plantava algodão e criava gado. Tornando-se uma figura legendária na região. Raul Capitão ficou tão rico que concedia entrevistas sentado em sacos de dinheiros.

Com isso botou os filhos que quiseram estudar, em boas escolas e moradia na capital. Três meninas foram internas da Escola Doméstica e uma delas chegou a se formar em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A fortuna gerada pela scheelita no RN, na época atraiu a revista Realidade, de circulação nacional na década de 60. Raul foi o grande personagem da matéria.

Em sua mineração chegaram a trabalhar mais de 2 mil homens e em suas fazendas havia centenas de trabalhadores. E por seu pioneirismo, por ter marcado a vida econômica e social do Rio Grande do Norte e principalmente na região de Lajes do Cabugi e São Tomé, por ter influenciado a vida de milhares de pessoas, Raul Capitão ainda vive na memória popular.

Ricardo Sobral | Portal 301

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 34 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Continue lendo
Propaganda

Região Potengi

Caern realizar serviço de manutenção e 5 cidades da região fica suspenso temporariamente o fornecimento de água

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

A CAERN comunica que hoje 21/02/2020, será suspenso temporariamente o fornecimento de água nas cidades de Sítio Novo, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa e São Tomé, devido a um vazamento na adutora Monsenhor Expedito, a previsão para a conclusão da retirada desse vazamento será em 22/02/2020, a previsão que o sistema seja restabelecido ao normal em até 48 horas.

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Projeto de Lei n° 082/2020 é aprovado e o mesmo permite contratação de quase 250 novos servidores

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação/Chaguinha Net

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (20/02/2020) na Câmara Municipal de Barcelona, foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n° 082/2020, que dispõe sobre os contratos temporários que autoriza o Poder Executivo a contratar quase 250 servidores. Já a Emenda modificativa 001/2020 que dispõem sobre o Projeto de Lei n° 082/2020, colocada pelos vereadores Francisco Ferreira (Chaguinha Juvino), José Elenilson (TT), Francisco Herbert (Beto de Joãozinho), José Lúcio (Boneco) e Aurina Lopes (Bebé) foi aprovada por 5×4.

Emenda modificativa 001/2020.

Lembrando que os vereadores da situação Israel Mafra, Diogo Marques, José Leonardo, e Edmundo Vicente votaram contra a Emenda modificativa 001/2020 que dispõem sobre o Projeto de Lei n° 082/2020, que no Art 7º no parágrafo único diz que – O salário pago aos contratados não será inferior ao salário mínimo vigente em Lei, qual seja: R$1.045,00 (Hum mil e quarenta e cinco reais

Continue lendo

Região Potengi

Deputado Allyson Bezerra recebe demandas de Ruy Barbosa e reafirma apoio a pré candidatura a vereador do Professor Ismael André

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Em reunião com o deputado nesta quarta-feira (19), o Professor Ismael André de Ruy Barbosa apresentou ao deputado demandas da área da educação. Solicitou apoio para reforma e ampliação da Escola Estadual localizada no município que receberá em 2020 a educação integral e necessita de melhor infraestrutura para atender o alunado.

O deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) recebeu nesta quarta-feira (19), em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Professor Ismael André (Solidariedade), do município de Ruy Barbosa.

O Professor apresentou ao deputado demandas da área da educação. Solicitou apoio para reforma e ampliação da escola estadual localizada no município.

Allyson se comprometeu em cobrar solução para o caso. Inclusive, o assunto deve ser tema de pronunciamento do parlamentar em plenário.

“Dar boas condições de ensino e aprendizado é fundamental, levaremos essa situação até a Secretaria de Educação e faremos a cobrança”, disse ele.

O parlamentar também reafirmou apoio à pré-candidatura do Professor Ismael a vereador de Ruy Barbosa nas eleições de 2020. “Ruy Barbosa precisa de jovens na política, precisa pensar a mudança, e Professor Ismael representa exatamente isso. É um jovem preparado”, concluiu.

Via Assessoria de Comunicação – Deputado Allyson Bezerra

Continue lendo