Conecte-se conosco

Rio G do Norte

Uern desenvolve projeto de extensão no Case Mossoró

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

Atividades de música, capoeira e fotografia, além de rodas de conversa sobre direitos fundamentais estão sendo desenvolvidas no Centro de Atendimento Socioeducativo Case Mossoró pelo Programa Diretos Fundamentais e Concretização Social – Prodecos, um projeto de extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – Uern.

A parceria tem equipes com professores e estudantes bolsistas dos cursos de Direito, Pedagogia, Educação Física, Comunicação Social e Letras. O projeto interdisciplinar é coordenado pelo professor Kildare de Medeiros, do Departamento de Direito, e deve se prolongar até fevereiro de 2020.

O Prodecos se propõe a fortalecer o protagonismo dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas com engajamento e visão social crítica em busca de transformação coletiva. De acordo com o Programa, a ideia é promover uma intersecção de conhecimentos que possam impulsionar os jovens.

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 34 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Notícias

Governo do RN e Fecomércio celebram renovação do convênio para RN Vida

Publicados

em

De

Foto: Demis Roussos

O ano letivo da rede estadual começou no último dia 17 e desde então cerca de 600 crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas, tanto estaduais quanto municipais, voltaram a ter acesso às aulas de iniciação musical e de práticas desportivas oferecidas pelo Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida. O projeto de iniciativa do Governo do RN, através do Gabinete Civil, é realizado desde 2013 em parceria o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação do Comércio do RN, cuja parceria foi renovada nesta quarta-feira (19), na governadoria, em ato que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

As instituições parceiras oferecem o fardamento dos alunos, além de cederem anualmente os professores para as aulas de iniciação musical, e doado 22 instrumentos em 2018. A chefe do Executivo estadual agradeceu a renovação do contrato de parceria e enfatizou a importância desse projeto, que atende gratuitamente a um número bastante considerável de crianças que de outra forma não teriam acesso às aulas de modalidades como balé, capoeira, natação, judô, futsal, música e artes plásticas.

“Nosso governo é focado no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e, no campo das políticas públicas, temos pensado e executado ações que visam a inclusão social”, afirmou. Para participar do projeto é necessário estar matriculado em escola pública e ter entre 7 e 16 anos de idade. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira no antigo Caic (Centro de Atenção Integral à Criança), em Lagoa Nova, com professores de educação física e de artes cedidos pela Secretaria de Educação, pelo Sesc-RN e professores voluntários.

Coordenadora do RN Vida, a educadora Maria Tomaz ressaltou a abrangência do projeto, que atende até mesmo uma criança oriunda de da localidade chamada Sagi, pequena vila pertencente ao município de Baía Formosa. “Ela tem uma deficiência na perna e por isso faz natação, por prescrição médica, e no seu lugar de origem a garota não tem acesso a essa atividade. Esse é apenas um de tantos outros exemplos nos dão a dimensão da importância do RN Vida”, disse ela, que não esconde sua paixão e entusiasmo pelo trabalho desenvolvido.

Marcelo Queiroz também agradeceu a renovação da parceria e se dispôs a continuar sendo parceiro do governo em outras ações de caráter social. “Trata-se de um projeto maravilhoso que a gente fica muito feliz de poder contribuir”, disse. Ele estava acompanhado da diretora de programas sociais do Sesc, Ilsa Galvão, e do diretor regional Fernando Virgílio.

Da equipe de governo, participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto; a secretária Íris Oliveira(do Trabalho, da Habitação e da Ação Social/Sethas); o secretário Getúlio Marques (Educação); o  presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto; a coordenadora do programa RN Saudável, Teresa Freire, e o coordenador do Núcleo de Saúde da Família, Hugo Mota (ambos da Secretaria de Estado da Saúde Pública/Sesap); e o subsecretário de esportes e lazer, Canindé de França.

Continue lendo

Notícias

Emparn confirma chuvas de até 533 milímetros para março, abril e maio

Publicados

em

De

Foto: Elisa Elsie

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – Emparn confirmou na manhã desta quarta-feira, 19, a previsão de chuvas acima da média histórica para o trimestre de março, abril e maio próximos. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, os padrões climáticos indicam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 479 milímetros na região Oeste, 376 na região Central, 342 na região Agreste e 533 milímetros na região Leste. Em todo o ano de 2019 a média de chuvas foi de 840 milímetros.

“A previsão climática, a partir das condições observadas desde janeiro deste ano indicam chuvas normais ou acima da média histórica para o Rio Grande do Norte”, afirma o meteorologista. Ele explica que explica que “as análises consideram parâmetros de temperatura na superfície dos oceanos, ventos e pressão atmosférica”. Segundo Bistrot há aquecimento no Atlântico Sul e temperatura baixa no Pacífico e isto favorece ocorrências de chuvas no Nordeste brasileiro nos próximos três meses. “Hoje há essa tendência”, reforçou.

A conclusão apresentada pela Emparn resulta das análises também de meteorologistas dos principais centros de previsão climática da região Nordeste que promoveram em Parnamirim, nesta terça-feira, 18, a III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino – Etapa Rio Grande do Norte.

Os especialistas fizeram o balanço dos primeiros meses do ano, análises de modelos meteorológicos, condições atuais dos oceanos e elaboração de boletins para o período.

A governadora Fátima Bezerra participou da apresentação do boletim de análise e previsão climática, ocorrido no auditório da Governadoria, e avaliou o quadro como animador. Ela registrou que o Governo do RN tomou providências em apoio ao homem do campo como a distribuição de sementes no período certo para aproveitar o período das chuvas. “Inclusive”, destacou Fátima Bezerra, “este ano entregamos também sementes crioulas, que são adaptadas às condições de clima e solo de cada região do Estado, oferecendo assistência técnica pela Emater e apoio à agricultura familiar”.

O RN é o primeiro Estado no Brasil a implantar o sistema de aquisição e distribuição de sementes crioulas. Este ano foram investidos R$ 600 mil na compra de grãos produzidos pela agricultura familiar. “São produtos certificados pelo Mapa, de qualidade e com germinação garantida. E já estamos trabalhando para ampliar as compras para R$ 2 milhões em 2021, mais do que triplicando o investimento deste ano”, informou a Governadora.

A presença de técnicos da Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e do Distrito Federal no RN para tratar do clima mostra que temos uma “integração regional dos estados que enfrentam as intempéries da seca e do semiárido. Isto é muito bom e produtivo por que estamos somando conhecimento e buscando soluções efetivas”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – SEDRAF, Alexandre Oliveira, disse que a ocorrência de chuvas regulares “beneficia o agricultor e a produção com garantia de colheita do milho e feijão principalmente, por que assegura a alimentação animal e humana, o que tem forte impacto econômico e social, mantendo as famílias produtivas. Temos no Rio Grande do Norte 60 mil cisternas e, com as chuvas, elas serão abastecidas, irão garantir o consumo humano, a segurança alimentar e a produção de forragem para as criações”.

César Oliveira, diretor geral da Emater, afirma que a chuva é insumo indispensável para as ações no campo. A ocorrência de precipitações regulares anima os agricultores e movimenta a economia principalmente para os pequenos e médios produtores”.

Também participaram da apresentação do relatório o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Marcos Carvalho, diretor do Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN  – Igarn, Mário Manso, e meteorologistas dos estados que participaram da III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino.

Continue lendo

Notícias

Ações do Governo favorecem ampliação da indústria cerâmica no RN

Publicados

em

De

Foto: Elisa Elsie

A iniciativa do Governo do Estado em criar condições para novos investimentos e implantação de novas indústrias no Rio Grande do Norte, como os programas Proadi e RN Gás + atrai o interesse do empresariado. Nesta terça-feira, 18, a governadora recebeu em audiência Manfredo Gouvêa Junior, diretor executivo da Cerâmica Elizabeth, empresa paraibana com cinco plantas industriais – três na Paraíba, uma em Santa Catarina e outra no Rio Grande do Norte, no município de Goianinha.

Na audiência, a governadora recebeu o convite para participar da maior feira da indústria cerâmica da América Latina, a Expo Revestir, que acontece de 10 a 13 de março próximo em São Paulo. Manfredo, que é também presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), disse que no evento estarão todas as grandes indústrias do setor no Brasil e algumas do exterior. “O Rio Grande do Norte é um estado que tem forte vocação para o setor ceramista e tem políticas definidas para o setor. Acreditamos no crescimento da indústria ceramista no Estado e por isso fazemos este convite à governadora”, justificou o presidente da Anfacer.

Ele ainda declarou: “reconhecemos o esforço e o empenho da atual gestão em viabilizar e aperfeiçoar programas de fomento à economia, como o Proedi, que são essenciais para a manutenção dos investimentos da indústria”.

Fatima Bezerra disse que a indústria é setor primordial para o desenvolvimento do Estado e que o Governo trabalha com políticas de incentivo à atração de novos investimentos que incluem também agilidade na concessão de licenças ambientais e segurança jurídica. “Fico honrada e grata com o convite e com o investimento da empresa paraibana no RN, que mantém uma unidade de produção que gera 220 empregos diretos e produz um milhão de metros quadrados de revestimentos em Goianinha”, afirmou, para acrescentar que “o que mais o nosso Estado e nosso povo precisam é de novos investimentos que gerem trabalho, renda e desenvolvimento”.

A governadora ainda cita a condições oferecidas pelo RN para novos investimentos na indústria da cerâmica como a disponibilidade de matéria prima e oferta de gás natural a preço competitivo através do RN Gás +.

A audiência também teve a participação do vice-governador Antenor Roberto, dos secretários de Estado, Jaime Calado (Sedec), Fernando Mineiro (Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais – SEGRI), diretora da Potigás, Larissa Gentile, assessor de planejamento da Potigás, Emile Safieh e Hugo Fonseca, coordenador de energia da Sedec.

Foto: Elisa Elsie

Continue lendo