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Tecnologias

Startup permite que cliente acompanhe em tempo real a entrega de suas compras e interaja com o entregador e com a transportadora

Pela plataforma da UELLO é possível, por exemplo, avisar que você não estará em casa ou alterar seu endereço para receber sua encomenda

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O Dia do Consumidor se aproxima e muitas empresas estão apostando na tecnologia para ajudar a fidelizar seu público e garantir uma boa experiência de compra. De acordo com pesquisa recente da Send4, 90% dos consumidores brasileiros que adquirem produtos pela internet não voltam a realizar compras em sites que não oferecem: informações do produto com clareza, opções de frete, serviço de devoluções que seja fácil e simplificado. Porém, já existe no mercado diversas startups que estão ajudando a melhorar a cadeia logística do comércio eletrônico.

Um exemplo é a  Uello (www.uello.com.br) – transportadora digital que utiliza tecnologia e rede colaborativa para melhorar a experiência de quem compra pela internet. Por meio de algoritmos próprios, a Uello otimiza rotas em áreas metropolitanas e fornece acompanhamento em tempo real. Uma das soluções da startup é a modalidade conhecida como “ship from store” – em que os produtos saem de lojas próximas do endereço do cliente ao invés de centros de distribuição afastados. Esse serviço possibilita que o cliente final receba seus produtos comprados pela internet de forma mais rápida. 

Outra solução oferecida pela startup diretamente relacionada à experiência do consumidor é a logística reversa. Só para se ter uma ideia, as empresas varejistas do Brasil chegam a ter de 5% a 10% dos produtos devolvidos por algum motivo – de acordo com a Associação Brasileira de Logística (Aslog). Por meio de interação com a Uello pelo celular, é possível realizar a devolução de um produto comprado na internet de forma simples e eficiente. 

Além disso, outra grande vantagem é poder acompanhar todas as etapas da entrega do produto. Por meio de uma plataforma que pode ser visualizada pelo celular, varejistas e seus consumidores conseguem acompanhar as entregas e interagir com a UELLO e seus entregadores em tempo real. É possível, por exemplo, avisar que você não estará em casa para receber o produto ou alterar o endereço de entrega mesmo quando o produto já estiver a caminho.  Com essas tecnologias, a Uello atinge um dos menores índices de atrasos e insucessos do mercado, chegando a ser menor que 1% em algumas operações – há diversas operações de transportadoras tradicionais com este índice ao redor de 10%. 

“Muitas empresas investem rios de dinheiro em marketing e, quando o cliente compra, os erros de logística prejudicam toda a reputação da loja. A logística é parte fundamental da experiência do consumidor e o varejista está em busca de inovações com o uso da tecnologia para melhorar esta área. Já fazemos mais de 3 mil entregas por dia na grande São Paulo e queremos cada vez mais encantar os nossos clientes e os seus consumidores por meio de tecnologia, interatividade e de um serviço de frete urbano de qualidade”, comenta Fernando Sartori, fundador da Uello. 

A empresa já conquistou grandes clientes, como Amazon, Dafiti, Arezzo, Cielo, Nespresso, MMartan, Canon, entre outros.  Tendo iniciado a sua atuação na Grande São Paulo, a startup irá expandir para o interior de São Paulo e outras cinco capitais ainda este ano.

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

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Notícias

Tecnologia auxilia bancos na hora de emprestar dinheiro

Nova solução automatiza consulta a Certidões Negativas de Débito com a União.

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Consulta CND automatiza acesso a dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União

O Serpro, empresa referência em tecnologia no Brasil, lança nesta semana um novo serviço que promete facilitar a vida de instituições financeiras que lidam com inúmeras operações de crédito diariamente. Trata-se da “Consulta CND”, solução que automatiza o acesso a dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

Como funciona

Quando uma instituição financeira vai conceder crédito, um dos requisitos é que a situação fiscal da pessoa, empresa ou imóvel rural esteja regular. Atualmente, a emissão desse tipo de certidão é feita pela internet de forma individualizada, digitando um CPF, CNPJ ou número do Imóvel Rural.

A novidade é que agora, com o uso da Consulta CND, as instituições financeiras se habilitam à pesquisa em massa, permitindo a verificação simultânea de múltiplos contribuintes, sem a necessidade de consultas manuais.

Além da agilidade, a solução resolve o problema de falta de integração entre os sistemas dos clientes e as bases do governo federal, permitindo maior automatização de processos. “Tudo fica mais simples e integrado ao sistema próprio do cliente, o que gera ganhos em eficiência e redução de custos. Além disso, garante segurança de acesso, maior disponibilidade e confiabilidade das informações de regularidade fiscal”, analisa Maria Cristina Breve, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia no Serpro.

A Consulta CND já está disponível para contratação por qualquer empresa pública ou privada, notadamente os bancos, sociedades financeiras, administradoras de consórcios e cooperativas de crédito. Acesse a página do produto, conheça mais detalhes da solução e comece a usar imediatamente.

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que atesta a ausência de pendências fiscais de uma empresa, pessoa física ou imóvel rural. O documento serve para comprovar a regularidade fiscal do contribuinte perante a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).Normalmente, a certidão é exigida em ações judiciais, licitações ou em contratos de financiamento via bancos públicos ou privados, a fim de demonstrar boa conduta legal e inexistência de pendências por parte daquele contribuinte.

Via Assessoria de Imprensa de comunicação do Serpro

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Tecnologias

Encaminhamento de mensagens no WhatsApp diminui 25%

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O aplicativo WhatsApp, pertencente ao Facebook, está limitando o encaminhamento de mensagens instantâneas. Segundo o blog oficial da plataforma, desde a criação da ferramenta ‘limite de encaminhamento’, as mensagens diminuíram em 25%. 

Para a professora de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Maria Carolina Avis, a iniciativa é para mostrar a verdadeira utilidade da plataforma. ‘‘A intenção do WhatsApp é ser um aplicativo de troca de mensagens reais e pessoais, e o compartilhamento de links e notícias aumenta a probabilidade de disseminação de notícias falsas”.

É preciso se prevenir para não cair em fake news. ‘‘Se a mensagem veio com as duas setas, que demonstra que a informação foi recompartilhada, olhos abertos. É o momento de pesquisar antes de acreditar no que diz essa mensagem. Durante a pandemia, o WhatsApp preparou uma página especial em seu blog oficial para compartilhar notícias verificadas e verdadeiras. Outra dica é verificar se os canais de comunicação publicaram essa notícia. Se for verdadeira, vários sites mencionarão. Cuidado com os erros de português, comuns em mensagens falsas. Prefira usar sites oficiais para manter-se informado’’, conclui.

Desde que aumentou a disseminação de informações falsas, a plataforma vem testando várias ferramentas para diminuir o encaminhamento dessas mensagens. ‘‘Antes de compartilhar alguma mensagem, é preciso considerar que essa simples ação pode fazer com que muita gente veja também uma mentira. Os possíveis efeitos colaterais disso podem ser péssimos’’, diz a especialista.

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Tecnologias

Novo sistema permitirá sacar dinheiro em lojas e supermercados

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O sistema de pagamentos instantâneos, chamado de Pix, será gratuito para pessoas físicas e permitirá saque por meio das lojas da rede varejista. A informação é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na abertura da 9ª reunião plenária do Fórum Pagamentos Instantâneos, realizada nesta segunda-feira (22), de forma virtual.

“Para inaugurar essa agenda evolutiva, anuncio hoje para vocês, em primeira mão, que o Pix permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista”, disse Campos Neto. Ele acrescentou que as regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do fórum, em agosto.

“O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque. Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário”, destacou o presidente do Banco Central.

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