O município de Mossoró recebeu, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, a primeira semana dos cursos do Programa de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), que reuniu na sede da Universidade Potiguar, cerca de 200 profissionais, de 27 municípios da região oeste potiguar. Na próxima segunda-feira (05) será iniciada a segunda semana com mais dois cursos.
Foram oferecidos dois cursos (Atualização sobre as Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica e Introdução ao Exercício do Controle Social no SUAS), cujos objetivos estão relacionados ao aprimoramento dos serviços oferecidos pelos CREAS, CRAS e também pelos Conselhos Municipais de Assistência Social no controle social das políticas públicas.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do município de Assú, Jaio Antônio Sobrinho, está participando de um dos cursos e ressaltou a importância das capacitações oferecidas pelo Estado. “Está sendo de grande valia essa capacitação. Fico muito feliz enquanto profissional por estar participando deste momento, pois precisamos conhecer melhor a política e as orientações de assistência para atuar no cotidiano de forma mais efetiva e com qualidade para os usuários”, disse.
A mossoroense Lanuza Cristine é assistente social e ressaltou que os cursos ajudam na construção de um atendimento de qualidade para os usuários. “O CapacitaSUAS para nossa vida é de grande importância porque faz com que a gente troque experiências com outras pessoas e outros municípios. É importante também para que a gente consiga efetivar, cada vez mais, com maior qualidade, a Assistência Social em nossos municípios”, contou.
O CapacitaSUAS destina-se aos gestores, trabalhadores, dirigentes da rede Socioassistencial e conselheiros da assistência social, no exercício de suas competências e responsabilidades, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão, do provimento de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda, e do exercício do controle social.
Essa é a segunda edição do Programa realizada pela Sethas e já beneficiou cerca de 1500 técnicos da assistência social em quatro polos regionais (Natal, Caicó, Pau dos Ferros e Santa Cruz).