Conecte-se conosco

Esportes

Seleção brasileira poderá ser considerada patrimônio cultural

Classificar a seleção como patrimônio possibilitaria fiscalização da CBF pelo Ministério Público, diz o autor, Alvaro Dias

Seleção Brasileira de Futebol | Lucas Figueiredo/CBF

Publicados

em

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar nesta terça-feira (22) um projeto do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) que declara a seleção brasileira de futebol como integrante do patrimônio cultural brasileiro. O texto (PLS 508/2018) reconhece a equipe como de “elevado interesse social”.

Na justificativa, Alvaro Dias não esconde que sua principal motivação é fazer com que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possa ser fiscalizada diretamente pelo Ministério Público da União (MPU). Isso porque o texto do projeto vincula diretamente esta mudança na Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998) com a lei orgânica do Ministério Público (Lei Complementar 75, de 1993), que determina que cabe ao MPU zelar pelo patrimônio cultural, pelo patrimônio social e pela moralidade, entre diversas outras atribuições.

“Três dos últimos presidentes da CBF são alvo de investigações do Federal Bureau of Investigation (FBI) por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Não se pode conceber que a qualidade do futebol brasileiro seja influenciada por interesses políticos e econômicos, em detrimento de sua capacidade técnica. Queremos que o Ministério Público da União atue na defesa deste patrimônio nacional. A seleção pode até ser gerida pela CBF, mas não é patrimônio dela”, defende.

Interesse social

Alvaro Dias ainda alega que é justo declarar a seleção de futebol como patrimônio cultural, pois ao longo das décadas a equipe refletiu o melhor do estilo brasileiro de jogar. Uma maneira de praticar o esporte que inclusive passou a ser conhecida como “futebol-arte” em diversas partes do mundo, marcada pela mescla do alto nível técnico com o lúdico.

Em relação ao interesse social, Dias lembra que o futebol é o esporte mais popular do Brasil, por isso deve ser gerido da melhor maneira possível. Por fim, o senador alega que a série de escândalos envolvendo a CBF nos últimos anos contribui para afastar muitos torcedores da seleção e ainda se reflete na qualidade do jogo praticado no país.

Na CE, o projeto tem voto favorável do relator, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), novo líder do governo no Congresso.

(Por Pedro França/Agência Senado)

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 34 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Esportes

Pedro desembarca no Rio de Janeiro para reforçar com o Flamengo

Apontado como um dos brasileiros mais promissores nos últimos anos, Pedro está no radar do Flamengo desde julho de 2019.

Publicados

em

De

Toda documentação com a Fiorentina está concluída. Falta apenas Pedro fazer exames médicos e assinar o contrato com o Flamengo (Foto: Isabelle Costa/Coluna do Fla)

O Flamengo agiu rápido na última semana e fechou a contratação do atacante Pedro, da Fiorentina. Cedido por empréstimo de 1 ano, com passe fixado para venda ao fim do vínculo, o jogador desembarcou no Rio de Janeiro no início da manhã desta sexta-feira (17). Apesar do horário pouco convencional, o atleta foi recebido por torcedores, que fizeram questão de demonstrar carinho pelo centroavante desde já.

Apontado como um dos brasileiros mais promissores nos últimos anos, Pedro está no radar do Flamengo desde julho de 2019. Àquela época, o Rubro-Negro se dispôs a pagar 15 milhões de euros para tirar o atleta do Fluminense, no entanto, o Tricolor colocou a rivalidade à frente da negociação e, por fim, vendeu o camisa 9 ainda mais barato à Fiorentina – cerca de 12 milhões de euros.

Todos os trâmites burocráticos entre Flamengo e Fiorentina já estão resolvidos. Agora, para Pedro se tornar oficialmente jogador do Fla, restam exames médicos, testes físicos e a assinatura do contrato. Pedro, inclusive, irá ao Ninho do Urubu já nesta sexta (17), para iniciar os processos. Com o novo reforço, o técnico Jorge Jesus passa a ter o centroavante de área, também chamado de “ponta de lança”, pedido desde seu início de trabalho no Mais Querido.

Da Coluna do Flamengo

Continue lendo

Esportes

Goleiro potengiense da ADESPP vai jogar novamente na série Ouro do Futsal Paranaense

Publicados

em

De

O goleiro potengiense Mateus Marques, da ADESPP, vai voltar ao futsal paranaense. O goleiro foi contratado pela equipe do Siqueira Campo Futsal, equipe da cidade de Siqueira Campos no estado do Paraná.

A equipe que contratou o goleiro de 21 anos disputará neste ano a Série Ouro (primeira divisão) do Campeonato Paranaense de Futsal, competição que Mateus disputou ano passado pelo São Lucas de Paranavaí.

Mateus ainda deve jogar pela ADESPP a Copa Potengi de Futsal, em São Paulo do Potengi, que começa na próxima quarta-feira, 14, antes de viajar para o Paraná.

Fonte: blog SppNews

Continue lendo

Esportes

América-RN faz 4 a 1 no Força e Luz na estreia do estadual

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

O América-RN fez 4 a 1 no Força e Luz neste domingo (5) e começou bem o Campeonato Potiguar em jogo que marcou a primeira partida oficial da Arena América. O duelo aconteceu com portões fechados por conta de uma punição dada ao Alvirrubro pela invasão de torcedores em campo na final do estadual do ano passado.

A vitória deste domingo se construiu com gols de Daniel Costa, Dione, Geninho e Felipe Pará. O Time Elétrico descontou com Danilo.

O América-RN teve o controle praticamente de toda a partida e deu um ritmo mais intenso ao jogo no início do segundo tempo, quando encurralou o rival no campo de defesa.

Continue lendo