Conecte-se conosco

Rio G do Norte

SANTA CRUZ/RN: Município registra aumento do número de casos prováveis de dengue

Até a primeira quinzena de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 770 casos prováveis de dengue, 35 de chikungunya e 25 de zika

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

O município de Santa Cruz está em risco de surto de dengue, zika e chikungunya. É o que revela o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, o LIRAA. Em setembro, o índice estava foi de 8,8% e a situação preocupa as autoridades de saúde locais, uma vez que há alto risco de surto se repetir desde 2013.

Até a primeira quinzena de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 770 casos prováveis de dengue, 35 de chikungunya e 25 de zika. Em comparação ao ano passado, o número de ocorrência da dengue é maior, quando foram registrados 506 casos prováveis em todo o município. Em 2018, o vírus da chikungunya foi notificado 111 vezes, enquanto a Zika representou 50 casos.

O armazenamento incorreto e falta de limpeza dos reservatórios de água – lugares ideais para a proliferação do mosquito – são fatores que levaram ao aumento de casos, segundo a Secretária de Saúde, Myllena Sanneza. Por conta desse cenário, a secretária faz um apelo à população Santa-Cruzense.

“Ter cuidado diário com o armazenamento de água. Principalmente na nossa região, onde as pessoas armazenam por necessidade. Recomendo que não armazenem de qualquer forma. Cubram suas caixas d’água, seus baldes, seus lugares de armazenamento. Com relação às cisternas, façam uma telazinha.”

A Secretaria Municipal de Saúde vai manter as ações de combate nos bairros mais críticos, com mutirões de limpeza e novas campanhas educativas em escolas municipais. O objetivo é orientar para reforçar a necessidade de eliminar os focos do Aedes aegypti durante todo o ano.

Quem já pratica o combate diário ao mosquito é o auxiliar de saneamento da Fundação Nacional de Saúde, Luiz Clemente, de 66 anos. Mesmo fazendo toda a limpeza em casa, no Centro de Santa Cruz, Luiz pegou três vírus diferentes da dengue entre 2014 e 2016. Meses após os casos de dengue, o auxiliar também foi diagnosticado com chikungunya.

“Estava me curando da dengue e comecei a sentir uma coisa diferente, uma dor nas articulações, um inchaço, dificuldade de locomoção, de manusear as coisas. Tenho sequelas até hoje. A fase mais crítica é quando você acorda e tem aquela sensação que sua mão não vai abrir, você tem que puxar os dedos porque estão travados. Era muita dor!”

Lembre-se de que você é responsável pela sua casa, portanto, fiscalize possíveis criadouros como ralos, pneus, garrafas, vasos de flores e caixas d’água. Caso queira denunciar algum terreno abandonado ou focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, entre em contato pelo número da vigilância ambiental de Santa Cruz: (84) 3291 4251. Repetindo: (84) 3291 4251.

E você? Já combateu o mosquito hoje? Faça a sua parte. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Repórter Agência do Rádio Mais em parceria com o Ministério da Saúde

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Rio G do Norte

Governo do RN entrega R$ 1,7 milhão em viaturas para a Segurança Pública

Publicados

em

Foto: Elisa Elsie

O Governo do RN, via Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregaram, na manhã desta sexta-feira (26), 14 novos veículos para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar adquiridos em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no valor total de R$ 1,7 milhão.

Com a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, a Sesed entregou seis viaturas tipo Mitsubishi Triton L200 para o Corpo de Bombeiros Militar, que serão distribuídas entre os comandos regionais no intuito de modernizar a estrutura.

Outra instituição beneficiada pelo convênio, a Polícia Militar recebeu quatro veículos Vans do tipo Renault Master, que são destinadas ao trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em todo o Estado, além de quatro quadriciclos 4×4, que serão integradas a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).

De acordo com a governadora, as viaturas chegam para fortalecer o trabalho da segurança pública estadual. “São veículos que atuarão de forma direta nas ruas e também serão destinadas à continuidade da Força-Tarefa do Governo do Estado na Operação Pacto pela Vida, que está sendo fundamental para o aumento nos índices de isolamento social no combate à pandemia”, afirmou.

Para o Coronel Francisco Araújo, secretário da Sesed, as viaturas entregues em convênio com o Governo Federal possibilitam um trabalho ainda mais eficaz nas ações integradas realizadas pelo Governo do Estado. “A chegada desses veículos é de fundamental importância para que a secretaria possa equipar a estrutura da segurança pública. Esses veículos chegam em totais condições de compor, de forma imediata, a estrutura da Operação Pacto pela Vida”, disse.

Além da governadora e do titular da Sesed, participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes; o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevêdo Júnior; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior; e o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.

Continue lendo

Rio G do Norte

Ceasa-RN limita entrada de pessoas a partir desta segunda-feira (29)

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

A Administração da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) comunica que iniciará nova medida sanitária para enfrentamento da Pandemia provocada pela COVID-19 e passará a controlar a entrada de pessoas nas dependências do órgão.

Desta forma, a partir desta segunda-feira (29), só será permitida a entrada de uma pessoa por família. A equipe de fiscalização estará na portaria monitorando e orientando sobre a nova medida.   

A Administração ressalta que todas as medidas tomadas são para segurança e proteção de todos que fazem parte da Ceasa-RN. Se puder, fique em Casa!

Via Assessoria de Comunicação Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte  (Ceasa-RN)

Continue lendo

Rio G do Norte

Profissionais de saúde são 10% do total de casos confirmados de Covid-19 no RN

Publicados

em

Kelly Lima coletiva de imprensa / Foto/ Elisa Elsie

Dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta sexta-feira (26) apontam que 2.207 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 durante a pandemia.

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Sesap atesta que, hoje, aproximadamente 10% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado são profissionais da saúde das redes pública (estadual e municipal) e privada.

Continue lendo

Destaques