Conecte-se conosco

Rio G do Norte

Rio Grande do Norte terá de qualificar 85 mil trabalhadores em profissões industriais até 2023

Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas transversais e energia e telecomunicações demandarão técnicos capacitados em quatro anos

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

O estado do Rio Grande do Norte terá de qualificar 85.901 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e divulgado nesta semana.

Só de profissionais com habilidades transversais, o estado precisará qualificar 3.203. Esses profissionais são aqueles que trabalham em qualquer segmento,
como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção. Em seguida, as principais demandas virão das áreas de energia e telecomunicações (2.107); metalmecânica (1.833); construção (1.507); e informática (1.493).Créditos: Sabrine Cruz - Agência do Rádio Mais

Segundo a gerente da Unidade de Economia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Sandra Cavalcanti, a construção civil tem sido um setor importante na retomada da indústria potiguar.

“A construção civil começou a ter saldo positivo de contratação de mão de obra graças a obras de transposição no interior do estado e à construção de imóveis de segmento de alta renda. O setor está reagindo. Isso é um dado bom, porque a construção puxa vários segmentos”, aponta.Créditos: Sabrine Cruz - Agência do Rádio Mais

Para Sandra, o crescimento de setores industriais no Rio Grande do Norte acarreta demanda por mão de obra qualificada. “Cresce a demanda por mão de obra capacitada pelas indústrias. Esse aumento faz com que as empresas ligadas ao setor recorram ao SENAI para capacitar os profissionais”, completou.

Ocupações 

O Mapa do Trabalho Industrial mostra ainda que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados no estado, estão as de operadores de máquinas para costura de peças do vestuário (5.745); padeiros, confeiteiros e afins (1.569) e operadores de instalações de captação, tratamento e distribuição de água (1.449).

Na avaliação do deputado federal Rafael Motta (PSB-RN), o ensino profissional é uma boa opção tanto para quem está à procura do primeiro emprego, como para os trabalhadores que pretendem se adaptar às mudanças do mercado. O parlamentar cita o exemplo de países desenvolvidos, que priorizam a educação profissional e são bem-sucedidos.

“Em países que são altamente desenvolvidos, o ensino técnico é difundido e ofertado para profissionais que saem do ensino médio. Auxilia muito os profissionais a formalizarem seu trabalho com o objetivo de desenvolver as cadeias industriais”, pontua.

Para quem tiver interesse, é só acessar o site rn.senai.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI. Mais informações podem consultadas pelo telefone (84) 3204-0300.

Repórter Raphael Costa | Agência do Rádio Mais

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Rio G do Norte

Governo do RN entrega R$ 1,7 milhão em viaturas para a Segurança Pública

Publicados

em

Foto: Elisa Elsie

O Governo do RN, via Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregaram, na manhã desta sexta-feira (26), 14 novos veículos para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar adquiridos em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no valor total de R$ 1,7 milhão.

Com a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, a Sesed entregou seis viaturas tipo Mitsubishi Triton L200 para o Corpo de Bombeiros Militar, que serão distribuídas entre os comandos regionais no intuito de modernizar a estrutura.

Outra instituição beneficiada pelo convênio, a Polícia Militar recebeu quatro veículos Vans do tipo Renault Master, que são destinadas ao trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em todo o Estado, além de quatro quadriciclos 4×4, que serão integradas a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).

De acordo com a governadora, as viaturas chegam para fortalecer o trabalho da segurança pública estadual. “São veículos que atuarão de forma direta nas ruas e também serão destinadas à continuidade da Força-Tarefa do Governo do Estado na Operação Pacto pela Vida, que está sendo fundamental para o aumento nos índices de isolamento social no combate à pandemia”, afirmou.

Para o Coronel Francisco Araújo, secretário da Sesed, as viaturas entregues em convênio com o Governo Federal possibilitam um trabalho ainda mais eficaz nas ações integradas realizadas pelo Governo do Estado. “A chegada desses veículos é de fundamental importância para que a secretaria possa equipar a estrutura da segurança pública. Esses veículos chegam em totais condições de compor, de forma imediata, a estrutura da Operação Pacto pela Vida”, disse.

Além da governadora e do titular da Sesed, participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes; o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevêdo Júnior; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior; e o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.

Continue lendo

Rio G do Norte

Ceasa-RN limita entrada de pessoas a partir desta segunda-feira (29)

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

A Administração da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) comunica que iniciará nova medida sanitária para enfrentamento da Pandemia provocada pela COVID-19 e passará a controlar a entrada de pessoas nas dependências do órgão.

Desta forma, a partir desta segunda-feira (29), só será permitida a entrada de uma pessoa por família. A equipe de fiscalização estará na portaria monitorando e orientando sobre a nova medida.   

A Administração ressalta que todas as medidas tomadas são para segurança e proteção de todos que fazem parte da Ceasa-RN. Se puder, fique em Casa!

Via Assessoria de Comunicação Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte  (Ceasa-RN)

Continue lendo

Rio G do Norte

Profissionais de saúde são 10% do total de casos confirmados de Covid-19 no RN

Publicados

em

Kelly Lima coletiva de imprensa / Foto/ Elisa Elsie

Dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta sexta-feira (26) apontam que 2.207 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 durante a pandemia.

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Sesap atesta que, hoje, aproximadamente 10% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado são profissionais da saúde das redes pública (estadual e municipal) e privada.

Continue lendo

Destaques