A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene nesta quarta-feira (18) para celebrar os 110 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
A homenagem é de proposição do Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), e reuniu professores e alunos no Plenário Clóvis Motta. Gestores e aluno foram homenageados.
O deputado estadual Allyson Bezerra falou da importância que o instituto tem na sua vida acadêmica e sobre a realização de um sonho. “Ingressar no IFRN sempre foi um grande sonho meu e também era um grande sonho do meus pais, que felizmente eu pude realizar e hoje tenho o orgulho de dizer que fiz parte daquela instituição. Tenho uma ligação muito forte com o IFRN. Tudo que aprendi no IFRN, os amigos que fiz, me deram base para não desistir e seguir sempre buscando melhorar. Hoje vivemos um debate forte a respeito de cortes na educação, o que torna essa homenagem ainda mais importante”, declarou.
Em seu discurso, o parlamentar também reafirmou seu compromisso com uma educação pública e de qualidade. “É tempo de valorizar a educação, é tempo de valorizar uma instituição que acredita em seus alunos e professores para a transformação e desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
“No próximo dia 23,o IFRN completará oficialmente 110 de vida. Uma história que diz muito a cada um de nós, mas é também emblemática na transformação de outras tantas vidas, em face do efeito catalizador e transformador que cada indivíduo que passa pelo IF carrega em si, em termos de conhecimento, formação humanística e experiência”, finalizou.
Hoje, o IFRN possui cerca de 28 mil alunos em seus 21 campi distribuídos por todas as regiões do Estado, atuando de forma verticalizada, oferecendo cursos de níveis médio e superior, nas modalidades presencial e à distância – esses últimos ofertados pela Instituição e também através da Rede Escola Técnica do Brasil (Rede e-Tec Brasil) e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao todo, são 109 cursos oferecidos.
O reitor do IFRN Wyllys Abel Frankatt destacou o avanço do instituto ao longo dos anos e ressaltou a importância do mesmo para o Estado. “A missão do instituto é prover a formação humana, científica e profissional aos discentes visando o desenvolvimento social do Rio Grande do Norte. Se bem analisarmos, poderemos ver que em sua essência, somente a estrutura, o alcance e a abrangência do atual IFRN guarda diferenças diante dos propósitos daquela escola de aprendizes um dia. Temos caminhado nesses 110 anos, vencendo dificuldades através do preparo técnico e formação profissional”, afirmou.

No evento, foram homenageados: Ivanilton Costa Filgueira, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, José Arnóbio de Araújo Filho, Jailton Barbosa dos Santos, Getúlio Marques Ferreira, Sr. Clóvis Costa de Araújo, Francisco Damião Freire Rodrigues, Belchior de Oliveira Rocha, Antônia Francimar da Silva, Nalbert Pietro Martins da Costa e Marcos Antônio de Oliveira.