Conecte-se conosco

Região Potengi

MPRN fecha acordo com São Tomé, Barcelona e Lagoa de Velhos  para adequação de lixões

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

Os representantes dos municípios de São Tomé, Barcelona e Lagoa de Velhos participaram de sessão de negociação do projeto Lixo Negociado nesta segunda-feira (26), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, com o objetivo de promover adequações nos lixões de cada cidade. A iniciativa é do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho.

A ação foi criada com o intuito de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma provisória e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais. O projeto atua de forma integrada, com a proposta de garantir uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas, decorrentes do acúmulo irregular de lixo.

O propósito do Ministério Público em obter os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte. Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida transitória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores.

Além desses quatro municípios, outras 59 cidades já firmaram acordos dentro do projeto Lixo Negociado, que é desenvolvido desde o segundo semestre de 2018.

Continue lendo
Propaganda

Região Potengi

São Pedro/RN: Padre tem carro tomado em Assalto

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Agora a pouco em São Pedro indivíduos levaram o carro da Paróquia após assaltarem o Pároco Padre Idalmo César. A ação criminosa aconteceu nas proximidades do Bairro Boa Sorte. Felizmente nada de mal aconteceu ao padre além do susto.

Fonte: blog do Glaucione Farias

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Secretaria de Saúde realiza reunião com a classe educadora do município

Publicados

em

De

Foto/Cedida

Nesta última terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Barcelona, juntamente com a Secretaria de Educação, diretores, coordenadores, supervisores e principalmente todos os professores, da Zona Urbana. EMPIDES, EMPAM e Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho, se reuniram em uma reunião, para mais uma vez firmar o compromisso entre Saúde e Educação no programa PSE,  para todos os educandos do município, como também, para os professores.

Na reunião foram apresentados todos os programas que a Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo, também para que os professores em sua sala de aula possam identificar todos os problemas encontrados no seu ambiente de trabalho com os alunos. Além da apresentação da secretaria, os professores relacionaram alguns temas sobre saúde e mais.

• Ansiedade e Depressão;

• Sexualidade;

• Saúde Bucal;

 • Acuidade  visual ( onde vamos levar o programa e identificar os alunos que tem problemas de visão);

• IMC (Índice de Massa Corpórea) com a quantidade de alunos com sobrepeso, obesidade e desnutrição;

• Vacinação em dias dos educandos;

• A presença dos alunos na escola devido à merenda por não ter comida em casa, uma vez que grande parte da população depende do programa bolsa família para sobrevivência.

A oportunidade desta reunião foi de grande valia, onde foi possível pensar em uma linha direta para exercer os deveres de cada um, afinal, a escola é a segunda casa dos alunos, mesmo encontrando varias barreiras pelo caminho.

Lembrando que Barcelona- RN o PSE tem um trabalho atuante no município.
Parceria Saúde e Educação.
Na Zona Rural estão chegando pra seguir uma linha direta.

Informações da Secretaria Municipal de Saúde | blog RN1

Continue lendo

Região Potengi

Ruy Barbosa/RN: I Conferência Municipal dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

Publicados

em

De

Continue lendo