Conecte-se conosco

Rio G do Norte

Manchas de óleo não afetam o turismo do RN

Praia de São Miguel do Gostoso em 11 de outubro de 2019

Publicados

em

As manchas de óleo que atingiram diversas praias do Nordeste brasileiro, não afastaram banhistas e turistas dos mais de 410 km de extensão de litoral do Rio Grande do Norte. Atualmente, segundo o levantamento do Ibama, o litoral do RN é o menos afetado com as manchas.

A secretária de turismo do estado, Aninha Costa, disse que as providências por parte do Governo do RN, em parceria com os municípios e os entes federais estão sendo tomadas. “Para o turismo é muito prejudicial dissiparmos a ideia de que estamos com nossas praias completamente sujas de óleo o que é uma inverdade, devemos ter muito cuidado ao disseminar uma notícia para saber se ela condiz com a realidade ou não. As nossas principais praias turísticas estão próprias para banho e estamos em alerta para tomar todas as providências necessárias, caso a situação se agrave. O que pode afetar a economia e afastar o turista são essas fakenews que precisam ser combatidas”, explicou a titular da pasta.

O presidente ABIH/RN, José Odécio, informou que foi feito um levantamento nos hotéis de Natal e Pipa e não houve nenhum cancelamento, alguns estão com ocupação de 100% até este fim de semana. “Estamos sempre em contato com os órgãos municipais e agentes de turismo que estão nas praias. A ABIH está monitorando esse processo para divulgarmos notícias verdadeiras, por meio de vídeos. As principais praias que o turista frequenta não estão sofrendo com esse acidente, sabemos que é algo pontual, mas estamos cobrando que os culpados sejam responsabilizados.”

Durante essa sexta (11) e sábado (12), o Idema está realizando um levantamento e em seguida será apresentado um diagnóstico para saber quais são as praias que ainda possuem resquícios de óleo. “A proposta das vistorias é, principalmente, obtermos informações mais elucidativas, além dos relatórios que temos recebido do Ibama. Estamos unindo esforços para elaborarmos um diagnóstico da situação do Rio Grande do Norte em relação aos impactos desse material em nosso litoral”, explicou Leon Aguiar, diretor-presidente do Idema.

Exemplo de ação coletiva executada com sucesso aconteceu nas praias do município de Tibau do Sul, onde fica a famosa Praia da Pipa. Um mutirão entre populares, defensores ambientais e entes públicos fizeram a limpeza das praias da região. “Houve uma movimentação imediata no dia que começaram a aparecer as manchas na praia. A Associação dos Barraqueiros de cada Praia, surfistas,  população em geral e Prefeitura de Tibau do Sul se uniram em um mutirão de limpeza na Praia do Amor, Centro e Cacimbinhas. Este envolvimento e seriedade obteve um resultado eficiente e rápido. Neste momento as praias se encontram limpas”, disse Beth Bauchwitz, secretária de turismo de Tibau do Sul.

PARRACHOS DE MARACAJAÚ 

Os parrachos de Maracajaú, localizados no município de Maxaranguape/RN, não foram atingidos pelo derramamento de óleo. Ontem (10) o Idema, junto com Fundep e EcoRecifes, informam em nota que fragmentos de óleo até o momento, não comprometem a região dos parrachos, um dos principais pontos turísticos da região nordeste.

ENTENDA 

Desde o dia 02 de setembro, praias do litoral do Nordeste brasileiro registraram manchas de óleo nas praias e também em animais. O óleo, segundo análise molecular feita pela Petrobras a pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sugere que o material encontrado no Nordeste é petróleo e que sua origem não é brasileira.

Praia de Barra do Cunhaú em 11 de outubro de 2019.

Praia de Maracajaú em 04 de outubro de 2019.

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Rio G do Norte

Governo do RN entrega R$ 1,7 milhão em viaturas para a Segurança Pública

Publicados

em

Foto: Elisa Elsie

O Governo do RN, via Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregaram, na manhã desta sexta-feira (26), 14 novos veículos para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar adquiridos em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no valor total de R$ 1,7 milhão.

Com a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, a Sesed entregou seis viaturas tipo Mitsubishi Triton L200 para o Corpo de Bombeiros Militar, que serão distribuídas entre os comandos regionais no intuito de modernizar a estrutura.

Outra instituição beneficiada pelo convênio, a Polícia Militar recebeu quatro veículos Vans do tipo Renault Master, que são destinadas ao trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em todo o Estado, além de quatro quadriciclos 4×4, que serão integradas a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).

De acordo com a governadora, as viaturas chegam para fortalecer o trabalho da segurança pública estadual. “São veículos que atuarão de forma direta nas ruas e também serão destinadas à continuidade da Força-Tarefa do Governo do Estado na Operação Pacto pela Vida, que está sendo fundamental para o aumento nos índices de isolamento social no combate à pandemia”, afirmou.

Para o Coronel Francisco Araújo, secretário da Sesed, as viaturas entregues em convênio com o Governo Federal possibilitam um trabalho ainda mais eficaz nas ações integradas realizadas pelo Governo do Estado. “A chegada desses veículos é de fundamental importância para que a secretaria possa equipar a estrutura da segurança pública. Esses veículos chegam em totais condições de compor, de forma imediata, a estrutura da Operação Pacto pela Vida”, disse.

Além da governadora e do titular da Sesed, participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes; o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevêdo Júnior; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior; e o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.

Continue lendo

Rio G do Norte

Ceasa-RN limita entrada de pessoas a partir desta segunda-feira (29)

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

A Administração da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) comunica que iniciará nova medida sanitária para enfrentamento da Pandemia provocada pela COVID-19 e passará a controlar a entrada de pessoas nas dependências do órgão.

Desta forma, a partir desta segunda-feira (29), só será permitida a entrada de uma pessoa por família. A equipe de fiscalização estará na portaria monitorando e orientando sobre a nova medida.   

A Administração ressalta que todas as medidas tomadas são para segurança e proteção de todos que fazem parte da Ceasa-RN. Se puder, fique em Casa!

Via Assessoria de Comunicação Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte  (Ceasa-RN)

Continue lendo

Rio G do Norte

Profissionais de saúde são 10% do total de casos confirmados de Covid-19 no RN

Publicados

em

Kelly Lima coletiva de imprensa / Foto/ Elisa Elsie

Dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta sexta-feira (26) apontam que 2.207 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 durante a pandemia.

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Sesap atesta que, hoje, aproximadamente 10% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado são profissionais da saúde das redes pública (estadual e municipal) e privada.

Continue lendo

Destaques