Conecte-se conosco

Rio G do Norte

Intervenção urbana do Governo melhora rotina dos moradores do Praia-Mar

Foto: Elisa Elsie

Publicados

em

A Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (Cehab) vai além do propósito de promover habitação digna para a população carente e tem realizado um projeto de intervenção urbana e social no conjunto habitacional Praia-Mar, na zona Oeste de Natal, que lhe rendeu o Selo Mérito 2019, recebido em agosto, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Nesta terça-feira, o diretor-presidente da Cehab, Pablo Thiago Lins, e o coordenador da instituição parceira (Funcern), Emerson José, apresentaram o projeto à governadora Fátima Bezerra, que enalteceu a iniciativa e parabenizou a todos os envolvidos.

“Tenho certeza de que este prêmio servirá de estímulo e incentivo para que a gente avance nas políticas de habitação e na política de regularização fundiária, nosso grande desafio”, declarou Fátima. Este ano, foram entregues 500 títulos fundiários urbanos, em uma ação na cidade de São Gonçalo do Amarante, e a meta desta gestão é regularizar 25 mil imóveis até o ano de 2022.

O Prêmio ABC, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), foi entregue no mês de agosto ao diretor-presidente da Cehab, Pablo Thiago Lins, durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

Ele enfatizou que o grande diferencial do projeto de Trabalho Técnico Social (TTS), que se destacou dentre os 25 inscritos de todo o país, sendo o único do Nordeste na categoria voltada para a produção e ou gestão de Habitação de Interesse Social (HIS), foi o intuito de ressignificar a vida dos moradores do conjunto por meio da construção de equipamentos urbanos e capacitação profissional, oferecendo-lhes maiores condições de inserção social. “Nós promovemos a regularização fundiária, o que já representa uma grande vitória para os moradores e, além disso, promovemos capacitação profissional por meio de cursos e oficinas”, explicou Pablo.

Através de um convênio firmado com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), instituição ligada ao IFRN, foi feito inicialmente o cadastramento das 202 famílias que residem no conjunto, beneficiadas com ações sociais e de qualificação profissional. O objetivo foi dar oportunidade a quem já possui um lar de ter a chance de ser inserido de forma completa na sociedade, através de capacitação, emprego e renda dos beneficiários, numa ação intersetorial dentro do próprio Governo.  São cinco cursos oferecidos, dentre eles marketing pessoal, manicure e pedicure, operador de caixa e ainda uma oficina de como elaborar currículo. Os cursos são oferecidos pelo Senac e as oficinas pela própria Funcern.

“O nosso setor social se empenhou muito nesse projeto pioneiro no país e que será modelo. Com isso mostramos que estamos cumprindo com o nosso dever que é garantir às pessoas o direito à moradia e também a dignidade, que engloba outros fatores”, destacou Pablo. O projeto de intervenção urbana será concluído em novembro, no entanto, em breve haverá a entrega de quatro equipamentos, que são a praça, a lagoa de capacitação, a quadra de esportes e o centro de convivência, que também abrigará o Conselho Comunitário, cuja diretoria já foi eleita em uma das atividades propostas no projeto.

RESSIGNIFICANDO VIDAS – O projeto premiado foi desenvolvido em uma localidade que fica entre bairros considerados socialmente vulneráveis, e teve ação iniciada em 2008 quando as famílias foram cadastradas para um projeto de erradicação de favela. A ideia da então chamada “Comunidade Mor Gouveia” era abrigar os moradores da extinta “Favela do Fio”, uma das principais da capital.

As casas do conjunto passaram por sucessivas invasões ao longo dos anos. O departamento de Serviço Social da Companhia iniciou um trabalho específico para a transição e retirada humanizada dos ocupantes, o que ocorreu em abril passado. Feito isso e após a instalação dos últimos proprietários legais, a Cehab promove a conclusão das obras de infraestrutura do  Praia-Mar, com a  entrega de diversos espaços multiuso para a comunidade e ainda a regularização fundiária da área, com a entrega de títulos de propriedade aos reais donos das casas.

Compreendendo ainda que os espaços são as pessoas, a Companhia idealizou o Trabalho Técnico Social (TTS), cujos recursos aplicados são oriundos de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF), na ordem de R$ 320 mil, mais a parceria com o terceiro setor, através da Funcern. As casas, mais as obras estruturantes, custaram R$ 5 milhões, via CEF e recursos próprios do Governo do RN.

Participaram da reunião de apresentação do projeto, hoje, na governadoria, a secretária adjunta do Gabinete Civil (GAC), Samanda Alves, e a subsecretária Laíssa Costa; a psicóloga Salvina Araújo e a coordenadora Hilderline Câmara (Funcern); e as assistentes sociais Juliane Pereira e Laíse Medeiros (Cehab).

Continue lendo
Propaganda

Rio G do Norte

Conselho de Consumidores da Cosern reune especialistas e gestores municipais para discutir iluminação pública

Publicados

em

De

Foto: Marcello Rachid/Cosern/Divulgação

O Conselho de Consumidores da Cosern realizou nesta sexta-feira (20) no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal, o I seminário sobre a Contribuição Para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) para gestores e administradores municipais do Rio Grande do Norte.

Pela Cosern, estiveram presentes o Superintendente de Clientes da Cosern, Walmary Nunes, o Gerente de Grandes Clientes, Guilherme Gilson, a Gerente de Comunicação Externa e Relacionamento Institucional e Governamental, Karine Severo, a Supervisora da Ouvidoria da Cosern, Maria Aparecida Oliveira, gestores e a analistas da concessionária.

O Conselho de Consumidores da Cosern foi representado pelo seu presidente, Itamar Manso, e o evento também contou com a presença do diretor da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), José Gabino, do Ouvidor da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep), Olegário Passos (na ocasião representando a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel), do Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) da Prefeitura de Natal, Irapoã Nóbrega, e de representantes das prefeituras de São Gonçalo do Amarante, Boa Saúde e Parnamirim, entre outros municípios.

No evento, que teve como tema central a regulamentação e transparência para uma gestão responsável, foram debatidos temas como a regulação do setor elétrico e a contribuição para o custeio da iluminação pública, a relação entre o poder público e a distribuidora com relação à contribuição de iluminação pública, convênios e relacionamento e os desafios na gestão da COSIP para os gestores municipais.

Continue lendo

Rio G do Norte

Incêndio sob controle: em Patu, governadora visita posto de comando da Operação Santuário do Lima

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

A atuação de voluntários tem se somado ao Corpo de Bombeiros Militares e à Defesa Civil no combate aos inúmeros focos de incêndios em Patu, na operação denominada Santuário do Lima, na cidade de Patu. Desde segunda, foram combatidos 317 focos de incêndio. Logo que subiu à serra do Lima, no final da tarde desta sexta-feira (20), a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e comandante da operação, coronel Monteiro Júnior, para se inteirar acerca do trabalho que vem sendo realizado ininterruptamente durante a semana para combater o fogo na mata.

“Eu venho aqui agradecer ao povo de Patu e de toda a região pelas lições de solidariedade que vocês nos deram ao longo dessa semana. É assim, de mãos dadas, que vamos construindo dias melhores para Patu e para todo o Rio Grande do Norte. Aos nossos bombeiros militares e aos voluntários, reconhecemos de coração o gesto de bravura e coragem para debelar os focos de incêndio”, disse Fátima. Ela falou após a palavra de agradecimento, seguida de oração, ministrada pelo padre Telmo Feitosa, no Santuário do Lima, dedicado à Nossa Senhora dos Impossíveis.

O Governo do Estado e o CBMRN conseguiram controlar grande parte do fogo, mas segue monitorando e combatendo outros focos de incêndio na serra. Mais de 200 pessoas envolvidas na força-tarefa entre militares e voluntários. Além do combate propriamente dito, os voluntários têm trabalhado para arrecadar donativos.

O coronel Monteiro ressaltou a atuação do voluntariado e afirmou que, em seus 25 anos de carreira, essa foi a primeira vez em que testemunhou uma população tão consciente de seu patrimônio ambiental. “Nós nos sentimos honrados em estar trabalhando com a presença de vocês voluntários. Essa integração é importante e a união tem sido salutar para que consigamos manter o controle e em pouco tempo esperamos cessá-lo”, afirmou.

Segundo ele, o sinistro pode ter sido gerado de várias formas. Desde alguém que tenha lançado fogos de artifício, ou caçador que não apagou sua fogueira, ou uma queimada descontrolada. “É o tipo de incêndio muito difícil de controlar, pois está diretamente ligada às condições no tempo. E estamos no período de seca e na temporada de ventos”, explicou. A mata é densa e seca e entre 400 a 600 metros de altitude.

Durante a reunião, o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Marcos Carvalho, explicou que auxiliou o prefeito Rivelino Câmara a elaborar o decreto de emergência, que vai ajudar na obtenção de recursos federais para reestruturar a Defesa Civil Municipal e criar uma brigada de incêndio com bombeiros civis, treinados pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros. “Esperamos que não ocorra outro evento desse porte, mas sabemos que estamos numa área propícia a incêndios devido ao período de seca e ventos”, afirmou.

Dentre os bombeiros militares atuantes na Operação Santuário do Lima, há a presença de novos praças formados neste mês, entre eles, a soldado Ana Paula Targino, que estreia na profissão em uma importante missão. “Tem sido um aprendizado gigantesco. Após um ano de treinamento, pegamos justamente esta missão. O terreno é muito acidentado. Temos colocado uma bolsa costal com 20 litros de água. O acesso é difícil, mas é muito gratificante sair de lá sabendo que a gente ajudou pelo menos um pouco a combater o incêndio”, declarou.

O combate ao fogo teve início na Serra do Lima na última segunda-feira (16), por volta das 15h, com equipes do Corpo de Bombeiros das cidades de Pau dos Ferros e Caicó. Mais de 40 militares da capital e de Mossoró foram enviados para somar na força-tarefa junto aos voluntários. Somam à equipe quatro oficiais, sob o comando do coronel Monteiro.

Participaram da reunião com a governadora a deputada estadual Isolda Dantas, o prefeito Rivelino Câmara, os vereadores de Patu, Tiago Queiroga e Ana Carla Cavalcante, e o vereador de Mossoró, João Gentil, que é natural de Patu.

Continue lendo

Rio G do Norte

Com fogo controlado, Corpo de Bombeiros mantém combate a incêndio em Patu

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

O combate ao incêndio na Serra do Lima, em Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, ainda é mantido pelo Corpo de Bombeiros. No fim da tarde desta quinta-feira (19), a corporação divulgou mais uma atualização sobre o trabalho no local.

De acordo com a nota, grande parte do fogo foi controlado na manhã de hoje. No entanto, o Corpo de Bombeiros “segue monitorando e combatendo outros focos de incêndio”.

Segundo o Governo do RN, mais de 200 pessoas estão envolvidas na força-tarefa, entre bombeiros e voluntários. Nesta tarde, a governadora Fátima Bezerra “autorizou o incremento de mais diárias operacionais para garantir o reforço no local até o total controle do incêndio.”

“À noite, é natural que a população veja com mais facilidade os pequenos focos de incêndio, mas já os controlamos bastante, e sabemos que, além do nosso combate incessante, a temperatura cairá com a velocidade dos ventos, o que nos favorece. Não vamos parar o combate”, disse o comandante-geral do CBMRN, coronel Monteiro Junior.

Fonte: blog do Vlaudey Liberato

Continue lendo