Conecte-se conosco

Região Potengi

Ielmo Marino/RN: Prefeitura entrega primeiro centro de ações da Assistência e da Saúde na comunidade de Laginha

Publicados

em

O evento foi regado de muita alegria e descontração em meio a espetáculos de teatro e dança apresentados pelas crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Em Ielmo Marinho, o prefeito Dr. Cássio Cavalcante entregou nesta sexta-feira (20), o primeiro centro voltado a ações da assistência social e da saúde na comunidade de Laginha (Região Verde).

“Estamos aumentando a capacidade de atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em nosso município, porque entendemos ser esta uma ação importante na prevenção de risco social. Com esta iniciativa, procuramos oferecer às nossas crianças e adolescentes outros caminhos para o convívio social, novos saberes para sua formação como cidadão e propiciar-lhes experiências que favoreçam o seu desenvolvimento educacional, cultural e social”, disse o prefeito Dr. Cássio Cavalcante.

Na comunidade de Laginha, serão ofertadas as atividades do (SCFV), para crianças, adolescentes e idosos, com aulas de artesanato, reciclagem, música, dança, capoeira, artes e atividades socioeducativas, que compreendem oficinas de temas transversais como o combate às drogas, à violência sexual de crianças a e adolescentes, violência contra a pessoa idosa e doméstica, além da conscientização ambiental. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social.

A secretária, Maria do Livramento, explicou que as crianças beneficiárias do projeto participam das atividades no contra turno escolar, ou seja, no horário em que não estejam na escola. “O trabalho já existia em outras comunidades, mas teve sua capacidade ampliada por determinação do prefeito Dr. Cássio que quer levar esse serviço às comunidades que apresentem maior vulnerabilidade social”, frisou Maria do Livramento.

A jovem estudante Vitória Régis da comunidade de Nova Descoberta, encontrou no (SCFV) o espaço ideal para desenvolver suas habilidades com as artes cênicas. “Aqui faço aulas de teatro e aprendemos tantas outras coisas. Meu sonho é ser atriz e jornalista e quem sabe viver dessa arte. Por isso, participo com muito prazer das oficinas de teatro”, disse a jovem.

O prefeito Dr. Cássio Cavalcante destacou ainda no mesmo evento a inauguração do anexo da Unidade Básica de Saúde de Alegria e ressaltou que tem sido uma prioridade da sua gestão o desenvolvimento da atenção básica.

Para a secretária de saúde, Eliege Oliveira, a inauguração do anexo da UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade se sintam acolhidos e que usufruam dela”.

De acordo com a secretária, esse novo anexo na comunidade Laginha oferece condições básicas para o desenvolvimento das ações da Estratégia Saúde da Família de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem e médica.

A nova unidade irá funcionar a partir da próxima terça-feira (24) e abrigará, neste primeiro momento, a equipe de saúde da Família. Nesta mesma data, o (SCFV) também passará a funcionar na comunidade.

Com a ampliação da rede de Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Ielmo Marinho insere um número cada vez maior de beneficiados pelo projeto e estimula à prevenção, saúde, socialização, a convivência comunitária e reforça os laços familiares.

Fonte: Ielmo Marinho em FOCO

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Continue lendo
Propaganda

Região Potengi

Complexo Eólico de Riachuelo, Caiçara, Ruy Barbosa e Bento Fernandes será um dos maiores empreendimentos eólicos do mundo

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

Está sendo instalado entre terras nos municípios de Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Ruy Barbosa e Bento Fernandes, o Complexo Eólico Rio do Vento com um dos melhores recursos eólicos do Brasil, sendo um dos maiores empreendimentos eólicos do mundo. A empresa Casa dos Ventos terá um investimento total será de R$ 2,4 bilhões nesse Complexo.

As obras de construção do Complexo iniciou em janeiro deste ano. Serão instalados 120 aerogeradores em 8 parques eólicos, e ainda uma subestação elevadora,  tudo dentro do Complexo, com uma capacidade instalada de 504 MW. Serão 100 propriedades arrendadas nos quatro municípios. A área total do complexo é de 700 hectares.

Para investir no local, a empresa Casa dos Ventos estudou amplamente o recurso eólico daquela localidade com 13 torres anemométricas (que medem as condições do vento) e 6 anos de medição. Com o estudo foi descoberto ali um dos melhores recursos eólicos do Brasil. O estudo mostrou que aquela localidade possui ventos com velocidade de 9 m/s, com direção e velocidade constante a longo do dia e disponível durante todo o ano.

A instalação do empreendimento, com um investimento de R$ 2,4 bilhões, vai beneficiar e muito essas 4 cidades envolvidas (Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Ruy Barbosa e Bento Fernandes) com a geração de receita através de ISS (Imposto Sobre Serviço). Além disso, vai gerar 1200 empregos diretos e 2 mil indiretos com prioridade para mão de obra local. A empresa promete ainda realizar projetos sociais para as comunidades locais.

Fonte: blog SPP News

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura faz entrega de motocicleta para vigilância em saúde

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

A Prefeitura de Barcelona entregou nesta segunda-feira (22), uma Motocicleta 0km para a Secretaria de Saúde, a qual será destinada as ações recomendadas para a melhoria dos indicadores da Vigilância em Saúde e nas ações de controle da dengue, chikungunya e zika vírus, bem como atividades desenvolvidas pela Vigilância Sanitária.

Na ocasião, a secretário Municipal de Saúde, Elisa Alves, a coordenadora de Vigilância Sanitária, Ana Cláudia e a Coordenadora da Atenção Básica a Saúde, Paula Mafra receberam a motocicleta entregue pelo Prefeito Neto Mafra.

A aquisição desta motocicleta foi através de recursos próprios da Vigilância em Saúde, com o propósito de oferecer condições aos profissionais da saúde para realização do trabalho, auxiliando no deslocamento rápido das equipes de saúde e apoio nas ações desenvolvidas em Barcelona, aumentando a efetividade no atendimento da população.

“Estamos dando condições para as equipes irem a campo realizarem investigações de surtos, desenvolverem ações nos distritos e zona rural, realizarem visitas domiciliares, apoio à vacinação, enfim, realizarem suas atividades laborais de forma mais estruturada e dinâmica”, reforçou Elisa Alves, secretária Municipal de Saúde.

“Essa iniciativa faz parte de um grande processo de modernização na área da saúde. Tenham certeza, seguimos otimistas e trabalhando com muito afinco para atendermos as necessidades da população”, explicou o Prefeito Neto Mafra, feliz com mais uma conquista para a cidade.

Fonte: blog RN1

Continue lendo

Região Potengi

Covid-19: Barcelona registra mais 2 novos casos do coronavírus

Publicados

em

Firmando nosso compromisso em semanalmente – todas as segundas feiras – e a cada novo caso confirmado, viemos através desta publicação atualizar os números da Covid-19 em nosso município.

Importante ressaltar o decreto Nº 112/2020 de hoje, que visa diminuir de forma mais incisiva esses números (pedimos a leitura)

Paciente 1 (Confirmado 11)Paciente domiciliado no município de Extremoz, porém seu cartão do SUS é registrado no município de Barcelona. Segue: 08/06 – Paciente apresentou sintomas de COVID-19, sendo atendido no Hospital Municipal de Extremoz; 08/06 – Início do Isolamento domiciliar; 12/06 – Realizado teste SWAB no Hospital Municipal de Extremoz. Paciente se manteve em isolamento domiciliar com sintomas leves; 21/06 – Resultado do teste SWAB – Positivo; 22/06 – Paciente avaliado pela equipe médica de Extremoz, não apresentando mais sintomas e sem risco de transmissibilidade, o paciente encontra-se recuperado e recebeu alta médica.

Paciente 2 (Confirmado 12)15/06 – Paciente apresentou sintomas de COVID-19, sendo atendido na Unidade Mista Maria Gomes da Rocha;15/06 – Início do isolamento domiciliar e monitoramento pela equipe de Saúde do município; 22/06 – Realização do teste rápido – Resultado positivo; Paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela equipe de saúde do município, apresentando sintomas leves;

Continuamos firmes em todas as medidas sanitárias e cuidados aos pacientes infectados e pedindo que continuem em isolamento, usando máscara e mantendo a higiene das mãos. Esses números só podem diminuir com a ajuda e colaboração de todos. ESSA LUTA É NOSSA.

Fonte: Página da Prefeitura de Barcelona/RN no Facebook

Continue lendo

Destaques