Conecte-se conosco
[nome do seu blog]

Rio G do Norte

Empresa espanhola investe R$ 1 bilhão em parque eólico no RN

Foto: Demis Roussos

Publicados

em

Os bons ventos do Rio Grande do Norte continuam a atrair investimentos. Desta vez, a região de São Bento do Norte foi a escolhida para sediar um parque eólico com investimentos de R$ 1 bilhão do grupo Enerfín, subsidiária da empresa espanhola Elecnor. Os planos de atuação foram apresentados nesta segunda-feira (11) à governadora Fátima Bezerra.

“A busca pelo equilíbrio financeiro fiscal do Estado passa também pela criação de um ambiente de desenvolvimento econômico que garanta segurança jurídica para as empresas que queiram investir no Rio Grande do Norte, gerando emprego e renda para os potiguares”, disse a governadora. Ela também agradeceu a apresentação feita pelos diretores destacando que os órgãos do Estado devem ser facilitadores de melhorias no ambiente de negócios, respeitando a atuação e sustentabilidade ambiental. ”A presença da Enerfín em nosso estado é muito importante. Saibam que vocês têm um Governo parceiro, também movido pela fundamental responsabilidade socioambiental.”

A Enerfín está em fase de contratações para a implantação da Fazenda São Fernando e com a expansão do parque eólico, já previsto no planejamento, a perspectiva é gerar entre 500 a 1.000 empregos entre os municípios de São Bento do Norte, João Câmara e Caiçara do Norte. De acordo com o diretor Felipe Ostermayer, as obras estão previstas para iniciar no final deste semestre para que em julho de 2020 os primeiros parques estejam produzindo energia. A empresa dará prioridade à contratação de mão de obra local.

No Brasil, a empresa começou a atuar em 2006 no Rio Grande do Sul e pela primeira vez expande suas atividades para o Nordeste iniciando pelo Rio Grande do Norte. “Encontramos um ambiente muito favorável, maduro em eólica. O RN é propício ao desenvolvimento, o que nos dá muito conforto e segurança em desenvolvermos os investimentos. Estamos dispostos a retribuir essa receptividade com trabalhos”, afirmou Felipe Ostermayer. O diretor também enfatizou o desempenho do Idema: “É importante destacar a atuação do Idema em ser proativo na colocação das regulamentações, o instituto tem sido muito sério em nossas respostas”.

Foto: Demis Roussos 

Continue lendo
Propaganda

Rio G do Norte

Mais de 800 moradores participam da primeira edição do “Meu Deputado em Ação” em Mossoró

Iniciativa é do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) e aconteceu neste sábado, 25, ofertando diversos serviços à população

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

A primeira edição do projeto “Meu Deputado em Ação” foi um sucesso. Ao todo, 807 pessoas passaram pelo evento, que aconteceu neste sábado (25), na Escola Estadual Ewerton Dantas Cortez, no bairro Planalto Treze de Maio, em Mossoró.

A iniciativa é do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade).

Segundo o parlamentar, a ideia é promover serviços sociais à comunidade, bem como aproximar o mandato da população do Rio Grande do Norte, prestando contas, recebendo sugestões e críticas. “Sempre participei de ações sociais. Há dez anos que realizo iniciativas dessa natureza, mesmo antes de ter mandato e pensar em entrar para a política. Agora, como deputado estadual, busco fazer ainda mais”, disse ele.

Durante a ação foram realizados atendimentos médico e nutricional, orientação jurídica, corte de cabelo masculino, escova e prancha, foto 3×4, atendimento de assistente social, fisioterapeuta, aplicação de flúor, teste glicêmico, aferição de pressão, cálculo IMC, recreação para crianças e espaço de jogos.

A ação foi muito bem recebida pela comunidade. Foi o que comentou a dona de casa Maria de Araújo: “Ninguém vê um político fazendo esse tipo de ação por aqui, isso mostra que ele é diferente, que ele vai fazer algo pelo povo.”, afirmou.

Allyson destaca que o projeto será ampliado para outras áreas de Mossoró e em breve para outros municípios do Rio Grande do Norte. “Essa foi só a primeira edição. Vamos trabalhar para que muitas pessoas, de diversas comunidades de Mossoró e outras cidades possam contar com esses serviços”.

Ao término da movimentação, ao meio-dia, a própria equipe de apoio fez completa limpeza da escola, recolhendo lixo que se formou na escola, entregando-a como recebeu da comunidade escolar. Inclusive, dia antes da ação, a equipe limpou parte do matagal que se encontrava nas imediações da quadra de esporte da escola.

Veja mais FOTOShttps://www.facebook.com/AllysonBezerra.RN/?epa=SEARCH_BOX

Continue lendo

Rio G do Norte

Saldo de empregos recua no Rio Grande do Norte em abril

Estado registrou fechamento de 501 vagas formais, puxado principalmente pelas quedas nos setores da Agropecuária e Comércio

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que o saldo de empregos no Rio Grande do Norte teve retração em abril. No período, foram fechados 501 postos de trabalho, um recuo de 0,12% em relação ao estoque do mês anterior.

O resultado de abril no Rio Grande do Norte foi influenciado pela retração nos setores de Agropecuária, com fechamento de 383 postos formais, e Comércio (-354). Já a Construção Civil, com abertura 180 novas vagas, e Serviços (192) se destacaram com saldos positivos no mês.

Desempenho Nacional – O Brasil registrou a abertura de 129.601 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril, resultado de 1.374.628 admissões e 1.245.027 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Este foi o melhor resultado para abril desde 2013. Na época, o Caged registrou a criação de 196.913 vagas. Terceiro ano consecutivo de saldos positivos e crescentes no mês, o número reflete a recuperação do contingente de empregos formais em abril desde 2017.  No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram gerados 313.835 postos de trabalho e o estoque de empregos chegou a 38,7 milhões.

O resultado de abril de 2019 está diretamente relacionado aos setores de Serviços, Indústria de Transformação e Construção Civil, responsáveis pela maior parte da geração de empregos no mês. Destaca-se ainda que o saldo de emprego foi positivo nos oito setores econômicos.

Via Assessoria de Imprensa do Ministério da Economia

Continue lendo

Rio G do Norte

Sistema Semarh discute Plano Nacional de Segurança Hídrica com ANA e MDR

Publicados

em

De

Planejamento hídrico do RN foi foco da reunião - Foto/Crédito Divulgação

O Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) e a atualização do “Atlas Brasil: Abastecimento Urbano de Água” foram temas de uma reunião realizada, na manhã de ontem (23), entre os gestores das instituições do Sistema Semarh e representantes da Agência Nacional das Águas (ANA) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e foi conduzido pelo secretário adjunto, Carlos Nobre. Participaram o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA e o adjunto, Sérgio Ayrimoraes e Carlos Perdigão, a assessora da Secretaria de Segurança Hídrica do MDR, Cristiane Battiston, o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, e o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Caramuru Paiva.

Na ocasião, superintendente da ANA, Sérgio Ayrimoraes, apresentou a metodologia para elaboração do Plano e sua importância no planejamento hídrico do país. As intervenções recomendadas no documento incluem estudos, projetos e obras de barragens, canais, eixos de integração e sistemas adutores.

“O objetivo do PNSH é a organização da oferta na água no Brasil. Elencamos alguns projetos estratégicos, mas sabemos que existem outros também importantes, então é aí que entra a atualização do Atlas de abastecimento como forma de reforçar esse grande planejamento” frisa Sérgio.

A seleção de intervenções estratégicas no RN inclui 10 obras, entre elas o Projeto Seridó, a ampliação da adutora Monsenhor Expedito e a implantação da adutora Santa Cruz-Pau dos Ferros, substituindo a adutora de engate rápido. O Secretário Adjunto da Semarh, Carlos Nobre, explica que o horizonte de planejamento considerado durante a confecção do plano é de 2019 a 2035. “Estamos incluindo essas obras no Plano Plurianual (PPA) do Estado e lutando pela inclusão no PPA da união”, disse Nobre.

A representante do MDR, Cristiane Battiston, ressaltou que o Ministério garante a conclusão das obras previstas no plano, que estão em andamento, como a Barragem de Oiticica que se encontra 74% executada.

Durante a discussão do Atlas, Sérgio Ayrimoraes disse que o intuito da ANA é atualizar a situação da oferta e demanda de água dos municípios do RN e propor soluções quando necessário. Como encaminhamento ficou agendado um encontro entre os órgãos estaduais para definição das obras que entrarão no Atlas e posteriormente uma reunião com a ANA para repasse dessas informações.

Também participaram da reunião o presidente do CBH Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela, o articulador da Seapac, Procópio Lucena, representantes da empresa executora da atualização do Atlas, a Engecorps Consórcio, e outros técnicos das instituições.

Continue lendo