Conecte-se conosco

Tecnologias

Coronavírus: startup cria solução para ajudar profissionais de call center a trabalhar de casa

Nova solução leva centrais de atendimento tradicional ao modelo home office

Ricardo Galdino, CMO e co-fundador da JobHome à esquerda e Geraldo Brasil, CEO e co-fundador da JobHome à direita.

Publicados

em

Com o distanciamento social sendo a solução do momento durante a pandemia do Covid-19, os serviços de call center foram considerados essenciais à população, com decretos dos governos estaduais e federal oficializando que a prestação de serviço continuasse. As empresas precisaram se adequar em tempo recorde a uma nova realidade e correm contra o tempo tentando achar uma saída para evitar demissões e colapso na operação.

Entre as medidas protetivas, estão a redução da quantidade de trabalhadores, afastamento imediato de perfis enquadrados no grupo de risco, determinação de distância entre um posto de atendimento e outro, não compartilhamento de equipamentos, fornecimento de luvas, máscaras e atenção redobrada à higienização do local.

Embora pareçam medidas coerentes e viáveis, o esforço não garante a proteção de todos os funcionários e, ainda, implica na produtividade da operação, refletindo também na saúde financeira da empresa.

Diante desse cenário desafiador, a startup JobHome enxergou uma boa oportunidade e criou uma solução de infraestrutura para ajudar empresas que dependem de serviços de call center a fazer a transição do modelo tradicional das centrais de atendimento para o modelo home office.

A solução “JHome-Infra” consiste na entrega de todo o suporte à operação, desde software, equipe de tecnologia, Leis Gerais de Proteção de Dados (LGPD), apoio jurídico em leis trabalhistas configurações e logística de equipamentos, treinamento online com os colaboradores, monitoria, qualidade e coordenação de equipes. Tudo feito remotamente.

“Essa opção é uma solução para empresas que possuem baixos índices de performance com suas equipes de atendimento, também para empresas que não têm tecnologia pronta, não possuem expertise em implantação de home office, treinamento e desenvolvimento de equipe de atendimento”, explica Geraldo Brasil, CEO e co-fundador da JobHome.

Além disso, a segurança de dados ainda era uma das justificativas mais comuns para que a operação de call center continue sendo presencial. Porém, com a solução da JobHome todas as informações estão seguras de acordo com as normas das Leis Gerais de Proteção de Dados, que entraria em vigor em agosto de 2020 e foi prorrogada para agosto de 2022, em virtude da crise.

A pandemia coloca em xeque os empregos do setor e ameaça a continuidade das operações de call center de muitas empresas. Segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), grandes empresas do setor geram cerca de 1,5 milhão de empregos no Brasil.

Nesse sentido, a solução não somente é uma resposta para empresas que estão buscando alternativas para equilibrar a saúde financeira do seu negócio e a proteção contra a pandemia, mas também para manter os empregos de milhares de funcionários do setor.

“Queremos ser facilitadores de operações, favorecendo a transição do modelo tradicional para o home office. A solução também é uma forma de facilitar a gestão de equipe remota, melhorar a qualidade, o desempenho, reduzir custos e obter toda uma expertise em operações de call center tradicional e remoto”, ressalta Ricardo Galdino.

Desde 2017, quando a JobHome foi fundada, Ricardo e Geraldo não imaginavam que pouco tempo depois o mundo iria enfrentar uma pandemia, mas tinham em mente que o modelo de call center home office era uma saída inteligente para atender às necessidades modernas: diminuição da emissão de gases poluentes, contribuir com a mobilidade urbana e, ainda, oferecer mais qualidade de vida, evitando o traslado desses funcionários que gastam cerca de uma a uma hora e meia para chegar em seus trabalhos.

A mudança de perspectiva das empresas pode ser que seja oportuno para perceberem o home office como um caminho a ser incluído na operação call center. Esse teste inicial vai apresentar resultados positivos, como: mais produtividade, melhores resultados, economia na operação, com treinamentos, atualização de software de gestão, entre outros.

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Notícias

Tecnologia auxilia bancos na hora de emprestar dinheiro

Nova solução automatiza consulta a Certidões Negativas de Débito com a União.

Publicados

em

Consulta CND automatiza acesso a dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União

O Serpro, empresa referência em tecnologia no Brasil, lança nesta semana um novo serviço que promete facilitar a vida de instituições financeiras que lidam com inúmeras operações de crédito diariamente. Trata-se da “Consulta CND”, solução que automatiza o acesso a dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

Como funciona

Quando uma instituição financeira vai conceder crédito, um dos requisitos é que a situação fiscal da pessoa, empresa ou imóvel rural esteja regular. Atualmente, a emissão desse tipo de certidão é feita pela internet de forma individualizada, digitando um CPF, CNPJ ou número do Imóvel Rural.

A novidade é que agora, com o uso da Consulta CND, as instituições financeiras se habilitam à pesquisa em massa, permitindo a verificação simultânea de múltiplos contribuintes, sem a necessidade de consultas manuais.

Além da agilidade, a solução resolve o problema de falta de integração entre os sistemas dos clientes e as bases do governo federal, permitindo maior automatização de processos. “Tudo fica mais simples e integrado ao sistema próprio do cliente, o que gera ganhos em eficiência e redução de custos. Além disso, garante segurança de acesso, maior disponibilidade e confiabilidade das informações de regularidade fiscal”, analisa Maria Cristina Breve, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia no Serpro.

A Consulta CND já está disponível para contratação por qualquer empresa pública ou privada, notadamente os bancos, sociedades financeiras, administradoras de consórcios e cooperativas de crédito. Acesse a página do produto, conheça mais detalhes da solução e comece a usar imediatamente.

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que atesta a ausência de pendências fiscais de uma empresa, pessoa física ou imóvel rural. O documento serve para comprovar a regularidade fiscal do contribuinte perante a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).Normalmente, a certidão é exigida em ações judiciais, licitações ou em contratos de financiamento via bancos públicos ou privados, a fim de demonstrar boa conduta legal e inexistência de pendências por parte daquele contribuinte.

Via Assessoria de Imprensa de comunicação do Serpro

Continue lendo

Tecnologias

Encaminhamento de mensagens no WhatsApp diminui 25%

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

O aplicativo WhatsApp, pertencente ao Facebook, está limitando o encaminhamento de mensagens instantâneas. Segundo o blog oficial da plataforma, desde a criação da ferramenta ‘limite de encaminhamento’, as mensagens diminuíram em 25%. 

Para a professora de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Maria Carolina Avis, a iniciativa é para mostrar a verdadeira utilidade da plataforma. ‘‘A intenção do WhatsApp é ser um aplicativo de troca de mensagens reais e pessoais, e o compartilhamento de links e notícias aumenta a probabilidade de disseminação de notícias falsas”.

É preciso se prevenir para não cair em fake news. ‘‘Se a mensagem veio com as duas setas, que demonstra que a informação foi recompartilhada, olhos abertos. É o momento de pesquisar antes de acreditar no que diz essa mensagem. Durante a pandemia, o WhatsApp preparou uma página especial em seu blog oficial para compartilhar notícias verificadas e verdadeiras. Outra dica é verificar se os canais de comunicação publicaram essa notícia. Se for verdadeira, vários sites mencionarão. Cuidado com os erros de português, comuns em mensagens falsas. Prefira usar sites oficiais para manter-se informado’’, conclui.

Desde que aumentou a disseminação de informações falsas, a plataforma vem testando várias ferramentas para diminuir o encaminhamento dessas mensagens. ‘‘Antes de compartilhar alguma mensagem, é preciso considerar que essa simples ação pode fazer com que muita gente veja também uma mentira. Os possíveis efeitos colaterais disso podem ser péssimos’’, diz a especialista.

Continue lendo

Tecnologias

Novo sistema permitirá sacar dinheiro em lojas e supermercados

Publicados

em

Foto/Crédito Divulgação

O sistema de pagamentos instantâneos, chamado de Pix, será gratuito para pessoas físicas e permitirá saque por meio das lojas da rede varejista. A informação é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na abertura da 9ª reunião plenária do Fórum Pagamentos Instantâneos, realizada nesta segunda-feira (22), de forma virtual.

“Para inaugurar essa agenda evolutiva, anuncio hoje para vocês, em primeira mão, que o Pix permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista”, disse Campos Neto. Ele acrescentou que as regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do fórum, em agosto.

“O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque. Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário”, destacou o presidente do Banco Central.

Continue lendo

Destaques