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Coronavírus | Claro oferecerá mais Internet na banda larga de casa, pontos públicos de Wi-Fi e planos móveis durante quarentena do coronavírus

Operadora concederá ainda acesso gratuito ao app “coronavírus SUS” do Ministério da Saúde e sinal aberto de canais da TV por assinatura, ampliando a campanha oficial de combate ao covid-19

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O avanço do coronavírus no Brasil vem mudando o cotidiano da população, que está sendo orientada a evitar locais de grande concentração, com escolas cancelando as aulas e profissionais orientados a trabalhar remotamente.

O cenário torna os serviços de conectividade, informação e comunicação providos pela Claro ainda mais essenciais. E, ao mesmo tempo, faz aumentar a demanda por entretenimento para a família, que terá de permanecer em casa por um período maior.

Atenta a esse cenário, a Claro instalou um comitê de crise para avaliar, de forma contínua, a disponibilidade e capacidade da sua rede e serviços tendo em vista a evolução dos casos de covid-19 no Brasil e o impacto das medidas preventivas adotadas pelos órgãos competentes.

Como ações imediatas e emergenciais, a Claro colocará em prática, já a partir deste sábado (14/03), uma série de iniciativas que visam apoiar a sociedade brasileira, incluindo clientes e até quem não tem serviços contratados, no intuito de manter os brasileiros conectados e informados durante todo o período de combate ao vírus.

Na Banda Larga fixa, a operadora aumentará gradativamente a velocidade para todos os assinantes, melhorando a experiência dos clientes que ficarão em casa nos próximos dias. A ampliação da velocidade, além da normalmente contratada, será concedida a todos os clientes, sem qualquer custo. As medidas serão implantadas aos poucos, para garantir otimização das velocidades. A equipe técnica da Claro seguirá buscando todas as alternativas para garantir a melhor conectividade possível. A demanda adicional virá em período diurno, quando a rede costumava operar abaixo da capacidade, já que as pessoas estariam trabalhando ou na escola. Com isso, a operadora espera que as velocidades médias aumentem durante a manhã.

Na rede móvel, a Claro adotará a concessão gradativa de bônus de Internet para seus clientes pós-pagos, permitindo que se mantenham conectados com fontes oficiais de informação, familiares e médicos. Clientes pré-pagos que consumirem toda a sua franquia poderão ganhar um bônus diário de 100MB para continuar navegando. Para isso, deverão assistir à campanha de conscientização produzida pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Clientes dos planos pré-pagos semanais e mensais também receberão bônus que permitam expandir sua conectividade no período da oferta.

E como forma de ampliar o acesso à internet inclusive a quem não é cliente, acelerando ainda mais a conscientização de toda a população em relação ao avanço da doença, a Claro liberará a sua rede de Wi-Fi disponível em locais públicos (aeroportos, parques, restaurantes etc.). O acesso pode ser feito por meio da rede #NET-CLARO-WIFI, que terá conexão concedida por tempo limitado para quem aceitar a exibição dos vídeos de prevenção disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Em breve, os assinantes da operadora também poderão acessar de forma ilimitada, sem qualquer custo ou desconto na franquia de Internet do plano, ao aplicativo Coronavirus SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Disponível para Android e IOS, o app oferece informações de utilidade pública, dicas de prevenção e um mapa dos postos públicos de saúde mais próximos.

Para garantir também a diversão e entretenimento das famílias, a Claro disponibilizará mais canais e conteúdos de interesse aos clientes de TV por assinatura, reforçando as fontes de informação e entretenimento para quem estará em casa. A abertura de canais já começou neste fim de semana e terá validade por tempo indeterminado, conforme política acordada com cada programadora. Clientes da Claro sem TV por Assinatura também terão acesso à programação jornalística de alguns canais via app do NOW, de forma gratuita e universal. Na próxima semana, a operadora divulgará uma página informativa com todos os canais e conteúdos liberados, com o período autorizado para cada um deles.

Também para dar mais acesso e visibilidade à campanha de esclarecimento do Ministério da Saúde e do SUS, a Claro veiculará os vídeos no canal do cliente de todas as plataformas de TV (via cabo, IPTV ou satélite) e disseminará nas redes sociais em seus perfis oficiais.

Já os clientes Claro Clube que adquiriram ingressos para eventos esportivos ou culturais que foram cancelados terão seus pontos estornados. A operadora seguirá as determinações dos órgãos públicos de saúde para definir a eventual suspensão da programação de seus teatros e cinemas e manterá o público informado em suas redes sociais.

A Nextel, que agora faz parte da Claro, também está avaliando como potencializar a conectividade nos planos móveis de seus clientes e anunciará em breve como os benefícios chegarão aos seus clientes.

A Claro continuará empenhada em buscar soluções que amenizem a situação causada pelo coronavírus, avaliando o impacto dessas medidas e anunciando sempre novas alternativas para manter os brasileiros conectados e com acesso à toda informação oficial, divulgada por fontes jornalísticas confiáveis e seguras.

Dentro desse mesmo espírito, e pensando na saúde e bem estar de seus clientes e funcionários, a operadora buscará reduzir ao máximo os deslocamentos e visitas técnicas. Apenas casos críticos de falha ou degradação dos serviços serão atendidos, e para isso contamos com a colaboração e compreensão de todos.

A Claro está ao lado de todos os brasileiros, pelo acesso à informação, garantindo entretenimento e conectividade nesse período. Todos juntos, no combate ao coronavírus, pela saúde e bem-estar de toda a nossa população. #JuntosContraoCoronaVirus

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

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Tecnologia auxilia bancos na hora de emprestar dinheiro

Nova solução automatiza consulta a Certidões Negativas de Débito com a União.

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Consulta CND automatiza acesso a dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União

O Serpro, empresa referência em tecnologia no Brasil, lança nesta semana um novo serviço que promete facilitar a vida de instituições financeiras que lidam com inúmeras operações de crédito diariamente. Trata-se da “Consulta CND”, solução que automatiza o acesso a dados da Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

Como funciona

Quando uma instituição financeira vai conceder crédito, um dos requisitos é que a situação fiscal da pessoa, empresa ou imóvel rural esteja regular. Atualmente, a emissão desse tipo de certidão é feita pela internet de forma individualizada, digitando um CPF, CNPJ ou número do Imóvel Rural.

A novidade é que agora, com o uso da Consulta CND, as instituições financeiras se habilitam à pesquisa em massa, permitindo a verificação simultânea de múltiplos contribuintes, sem a necessidade de consultas manuais.

Além da agilidade, a solução resolve o problema de falta de integração entre os sistemas dos clientes e as bases do governo federal, permitindo maior automatização de processos. “Tudo fica mais simples e integrado ao sistema próprio do cliente, o que gera ganhos em eficiência e redução de custos. Além disso, garante segurança de acesso, maior disponibilidade e confiabilidade das informações de regularidade fiscal”, analisa Maria Cristina Breve, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia no Serpro.

A Consulta CND já está disponível para contratação por qualquer empresa pública ou privada, notadamente os bancos, sociedades financeiras, administradoras de consórcios e cooperativas de crédito. Acesse a página do produto, conheça mais detalhes da solução e comece a usar imediatamente.

O que é Certidão Negativa de Débitos?

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que atesta a ausência de pendências fiscais de uma empresa, pessoa física ou imóvel rural. O documento serve para comprovar a regularidade fiscal do contribuinte perante a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).Normalmente, a certidão é exigida em ações judiciais, licitações ou em contratos de financiamento via bancos públicos ou privados, a fim de demonstrar boa conduta legal e inexistência de pendências por parte daquele contribuinte.

Via Assessoria de Imprensa de comunicação do Serpro

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Encaminhamento de mensagens no WhatsApp diminui 25%

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O aplicativo WhatsApp, pertencente ao Facebook, está limitando o encaminhamento de mensagens instantâneas. Segundo o blog oficial da plataforma, desde a criação da ferramenta ‘limite de encaminhamento’, as mensagens diminuíram em 25%. 

Para a professora de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Maria Carolina Avis, a iniciativa é para mostrar a verdadeira utilidade da plataforma. ‘‘A intenção do WhatsApp é ser um aplicativo de troca de mensagens reais e pessoais, e o compartilhamento de links e notícias aumenta a probabilidade de disseminação de notícias falsas”.

É preciso se prevenir para não cair em fake news. ‘‘Se a mensagem veio com as duas setas, que demonstra que a informação foi recompartilhada, olhos abertos. É o momento de pesquisar antes de acreditar no que diz essa mensagem. Durante a pandemia, o WhatsApp preparou uma página especial em seu blog oficial para compartilhar notícias verificadas e verdadeiras. Outra dica é verificar se os canais de comunicação publicaram essa notícia. Se for verdadeira, vários sites mencionarão. Cuidado com os erros de português, comuns em mensagens falsas. Prefira usar sites oficiais para manter-se informado’’, conclui.

Desde que aumentou a disseminação de informações falsas, a plataforma vem testando várias ferramentas para diminuir o encaminhamento dessas mensagens. ‘‘Antes de compartilhar alguma mensagem, é preciso considerar que essa simples ação pode fazer com que muita gente veja também uma mentira. Os possíveis efeitos colaterais disso podem ser péssimos’’, diz a especialista.

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Novo sistema permitirá sacar dinheiro em lojas e supermercados

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O sistema de pagamentos instantâneos, chamado de Pix, será gratuito para pessoas físicas e permitirá saque por meio das lojas da rede varejista. A informação é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na abertura da 9ª reunião plenária do Fórum Pagamentos Instantâneos, realizada nesta segunda-feira (22), de forma virtual.

“Para inaugurar essa agenda evolutiva, anuncio hoje para vocês, em primeira mão, que o Pix permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista”, disse Campos Neto. Ele acrescentou que as regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do fórum, em agosto.

“O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque. Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário”, destacou o presidente do Banco Central.

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