Visando preservar a gestão própria do Restaurante Universitário (RU) e priorizar a oferta de refeições de qualidade aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, o Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, na tarde desta última quinta-feira, 19, a resolução que identifica o custo das refeições do Sistema de Restaurantes da instituição de ensino. O documento visa ainda fixar os valores das refeições servidas a usuários pagantes.
O relator da proposta e pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proae), Edmilson Lopes Junior, explicou que antes de comparar o valor das refeições das outras instituições de ensino, é preciso saber qual o tipo de gestão de cada Restaurante Universitário. No caso da UFRN, o modelo de gerenciamento é próprio, o que garante maior qualidade ao serviço por primar pela elaboração de um cardápio nutricionalmente adequado, pela compra de alimentos de fornecedores seguros, e pelo rigor sanitário na produção das refeições.
Outro fator lembrado pelo pró-reitor é que o trabalho desenvolvido pelo RU vai além de servir refeições aos estudantes, visto que a equipe realiza ainda a habilitação dos vendedores da agricultura familiar, cumprindo com prerrogativas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Nessa perspectiva, o professor esclareceu ainda que o impacto social é outro fator levado em consideração, o que pode encarecer o produto, mas que garante a qualidade dos alimentos e o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores.
Nova resolução
Dessa forma, considerando ainda a necessidade de estabelecer um sistema de preços que não implique na utilização de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para subsidiar usuários não beneficiados ou considerados prioritários, em 2020, o pagamento de almoço e jantar para o RU do Campus Central passa a ser no valor de R$ 8,00, para refeições sem subsídio, e de R$ 4,00 pela refeição subsidiada. Nos próximos dias, a resolução será publicada no Boletim de Serviços do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) ou poderá ser conferido nas Resoluções do Consad, disponível no menu “Conselhos Superiores” do Portal da UFRN.