Conecte-se conosco

Notícias

Como manter a saúde bucal dos pets?

Atenção à higiene oral dos animais de estimação evita doenças e auxilia no bem-estar dos bichinhos. Saiba mais

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

Ser tutor de pets requer mais responsabilidades do que se imagina. É preciso levar para passear, visitar frequentemente o médico veterinário, manter as vacinas em dia e prover uma boa alimentação para o animal.

Mas não só isso. Há também os cuidados com a higiene bucal dos cães e gatos, que, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado por conta da correria do dia a dia de seus donos. 

Muitos até desconhecem que um simples mau hálito do bichinho pode ser o indício de uma grave doença bucal.

Com isso, para esclarecer o tema de uma vez por todas, vamos explicar em detalhes os malefícios da falta de atenção à saúde oral dos animais. E também daremos algumas dicas valiosas para deixar o seu pet ainda mais saudável. Veja adiante.

Problemas bucais mais comuns em cães e gatos

Grande parte das doenças orais dos animais de estimação evolui de forma rápida e silenciosa, fazendo com que os tutores percebam sinais de doenças tardiamente.

Entre as principais doenças bucais nos pets estão algumas:

  • Lesões endodônticas: acontecem a partir da quebra dos dentes dos animais, e isso faz com que bactérias causem lesões na parte interior do osso. Essas bactérias podem infectar não só a boca, mas também podem infeccionar outros órgãos do bichinho;

  • Gengivite: é uma inflamação na gengiva do animal. Ocorre em decorrência do acúmulo de placa bacteriana. Os seus sintomas incluem mau hálito, vermelhidão na gengiva, podendo gerar sangramento e aparência alongada dos dentes.

  • Doença periodontal: acontece por causa da progressão da placa e da inflamação da gengiva. Não apenas a gengiva é afetada, mas também os ligamentos que mantém os dentes e os ossos em seus lugares. Como consequência, há a perda dos dentes e o enfraquecimento dos ossos, que levam a fraturas na mandíbula e no maxilar.

  • Lesão Reabsortiva dos Felinos: é tida como a cárie dos gatos. Esta doença pode gerar a reabsorção dos dentes do bichinho, deixando-os fracos e, como consequência, mais suscetíveis a fraturas.  

Assim, atentar-se à higiene bucal dos animais de estimação é imprescindível para a saúde deles! É tão importante quanto os outros cuidados básicos que muitos tutores já estão acostumados, como levá-lo para passear, dar as vacinas, vermífugo e outros. 

Como cuidar da saúde bucal do meu pet?

É indicado que os cuidados com a higiene bucal dos animais de estimação comecem logo enquanto eles são filhotes. Mas sabemos que nem sempre isso acontece. 

Muitos donos de pets ficam atentos a essa questão apenas quando percebem os primeiros sintomas das doenças. 

Com o intuito de evitar que isso aconteça, vamos dar algumas dicas a seguir. Veja!

  1. Escove os dentes do seu pet diariamente 

A escovação dos dentes dos animais deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. Para isso, existem escovas e creme dentais específicos para os pets.

Jamais utilize pasta dental de humanos, pois o teor de flúor presente nelas é considerado tóxico para os animais.

Alguns animais podem resistir um pouco inicialmente, mas vamos te ajudar com algumas dicas:

  • Acomode confortavelmente o seu pet e faça carinhos. Isso fará com que ele fique mais calmo e aceite melhor a escovação;

  • Mantenha a escova em um ângulo de 45° em relação aos dentes, assim, as cerdas penetram suavemente no sulco gengival. Lembre-se de realizar movimentos circulares;

  • Escove primeiramente os dentes de trás;

  • Para acostumar o pet, escove apenas a face externa de alguns dentes de cima e aumente a quantidade de dentes a cada sessão. Conforme ele for se acostumando com a escovação, também faça a higiene na superfície interna também.

  1. Mantenha bons hábitos alimentares

Os alimentos ingeridos pelo cão ou gato podem fazer toda a diferença quando o assunto é saúde bucal. É preciso fornecer uma alimentação equilibrada e balanceada para os bichinhos.

A escolha da ração deve ser feita levando em consideração pontos importantes, sendo alguns deles o peso e o porte de cada animal.

Muitos tutores também têm optado pela alimentação natural, comprando diretamente de empresas especializadas ou cozinhando as refeições em casa. Mas lembre-se: é válido conversar com um veterinário em ambas as situações!

O importante é alimentar adequadamente o pet para que ele fique forte e saudável, livre de doenças bucais.

  1. Utilize produtos para ajudar na higiene oral do pet

Hoje existem várias opções de itens destinadas à saúde bucal dos animais. As alternativas variam desde petiscos e brinquedos antitártaro, até spray antisséptico ou solução bucal. 

Faça testes com seu bichinho e veja com quais desses itens ele se sente mais confortável. Assim, a limpeza dos dentes e de toda a boca acontece de forma natural e, quem sabe, até mesmo divertida para o pet!

  1. Visite o veterinário com frequência

Como foi dito antes, muitas das doenças orais dos animais de estimação se propagam de forma silenciosa.

E é justamente por isso que as consultas ao médico veterinário auxiliarão no combate às doenças bucais. 

O especialista será capaz de identificar se a limpeza realizada em casa está sendo feita de forma correta. Além disso, poderá analisar se há ou não a necessidade de fazer uma higienização no consultório. 

Esta é uma opção válida, pois sabemos o quanto os animais podem ser resistentes às limpezas na região da boca. Por isso, muitas vezes é indicado que a higienização seja feita por um veterinário e sua equipe. 

Portanto, a saúde bucal dos animais de estimação é tão importante quantos os cuidados mais comuns que os tutores já estão habituados. E ter a consciência disso é primordial para o bem-estar dos pets!

Então, levará o seu cão para passear ou irá dar banho nele? Ótimo! Mas lembre-se também da importância de higienizar a boca do seu bichinho!

Assim, a escovação dos dentes e toda a higiene bucal devem ser realizadas com frequência e de forma correta. 

Caso você tenha dúvidas de como proceder, não tem problema! Entre em contato com uma clínica veterinária de sua confiança e marque uma consulta. Com certeza um médico veterinário poderá te ajudar a cuidar ainda melhor do seu melhor amigo canino ou felino!

“Este conteúdo tem caráter publicitário e foi produzido pelo anunciante. A redação do Potengi News não se responsabiliza pelas informações contidas neste espaço.”

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 34 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Continue lendo
Propaganda

Notícias

Governo do RN e Fecomércio celebram renovação do convênio para RN Vida

Publicados

em

De

Foto: Demis Roussos

O ano letivo da rede estadual começou no último dia 17 e desde então cerca de 600 crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas, tanto estaduais quanto municipais, voltaram a ter acesso às aulas de iniciação musical e de práticas desportivas oferecidas pelo Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida. O projeto de iniciativa do Governo do RN, através do Gabinete Civil, é realizado desde 2013 em parceria o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação do Comércio do RN, cuja parceria foi renovada nesta quarta-feira (19), na governadoria, em ato que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

As instituições parceiras oferecem o fardamento dos alunos, além de cederem anualmente os professores para as aulas de iniciação musical, e doado 22 instrumentos em 2018. A chefe do Executivo estadual agradeceu a renovação do contrato de parceria e enfatizou a importância desse projeto, que atende gratuitamente a um número bastante considerável de crianças que de outra forma não teriam acesso às aulas de modalidades como balé, capoeira, natação, judô, futsal, música e artes plásticas.

“Nosso governo é focado no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e, no campo das políticas públicas, temos pensado e executado ações que visam a inclusão social”, afirmou. Para participar do projeto é necessário estar matriculado em escola pública e ter entre 7 e 16 anos de idade. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira no antigo Caic (Centro de Atenção Integral à Criança), em Lagoa Nova, com professores de educação física e de artes cedidos pela Secretaria de Educação, pelo Sesc-RN e professores voluntários.

Coordenadora do RN Vida, a educadora Maria Tomaz ressaltou a abrangência do projeto, que atende até mesmo uma criança oriunda de da localidade chamada Sagi, pequena vila pertencente ao município de Baía Formosa. “Ela tem uma deficiência na perna e por isso faz natação, por prescrição médica, e no seu lugar de origem a garota não tem acesso a essa atividade. Esse é apenas um de tantos outros exemplos nos dão a dimensão da importância do RN Vida”, disse ela, que não esconde sua paixão e entusiasmo pelo trabalho desenvolvido.

Marcelo Queiroz também agradeceu a renovação da parceria e se dispôs a continuar sendo parceiro do governo em outras ações de caráter social. “Trata-se de um projeto maravilhoso que a gente fica muito feliz de poder contribuir”, disse. Ele estava acompanhado da diretora de programas sociais do Sesc, Ilsa Galvão, e do diretor regional Fernando Virgílio.

Da equipe de governo, participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto; a secretária Íris Oliveira(do Trabalho, da Habitação e da Ação Social/Sethas); o secretário Getúlio Marques (Educação); o  presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto; a coordenadora do programa RN Saudável, Teresa Freire, e o coordenador do Núcleo de Saúde da Família, Hugo Mota (ambos da Secretaria de Estado da Saúde Pública/Sesap); e o subsecretário de esportes e lazer, Canindé de França.

Continue lendo

Notícias

Petrobras tem lucro líquido de R$ 40 bilhões em 2019

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Destaques do resultado de 2019:

  •      Lucro líquido e o EBITDA ajustado recordes de R$ 40,1 bilhões e R$ 129,2 bilhões, respectivamente.
  •      O EBITDA ajustado teve um crescimento de 12,5% em relação a 2018, devido aos menores custos de produção e menores contingências. O Lucro     líquido teve um crescimento de 55,7% influenciado pelos ganhos de capitais com a venda de ativos.
  •      Em 2019, o índice dívida líquida/LTM EBITDA ajustado subiu para 2,46x versus 2,34x em 2018, devido aos efeitos do IFRS 16 em 2019. Uma vez expurgados tais efeitos, o índice teria sido 1,99x em 2019.
  •      A remuneração aos acionistas sob a forma de dividendos e JCP foi no valor de R$ 10,6 bilhões, equivalente a R$ 0,73 por ação ordinária e R$ 0,92 por ação preferencial em circulação.

Clique aqui para acessar o relatório de desempenho na íntegra.

Continue lendo

Notícias

Impostômetro da ACSP: brasileiros já pagaram R$ 400 bilhões em impostos

Marca atingida dois dias antes do que ocorreu em 2019 mostra que economia segue em recuperação, já que não houve aumento de alíquotas

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Nesta quinta-feira (20/02), às 5h15, os brasileiros já terão pago R$ 400 bilhões em impostos, taxas, multas e contribuições em 2020. É o que aponta o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Mantendo o ritmo desde a virada do ano, a marca foi atingida dois dias antes na comparação com 2019, o que mostra que a economia está em crescimento, embora em passo mais lento do que o desejado.

“Uma vez que não houve alteração das alíquotas, o aumento na arrecadação do governo pode ser visto de forma positiva, pois indica que as pessoas estão consumindo mais, apesar da inflação ainda estar presente”, avalia Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Na visão de Solimeo, os números poderiam ser melhores se as propostas de reforma tributária e fiscal do governo já tivessem passado pela Câmara e pelo Senado. “O que se espera é que todo o esforço feito pelo governo, tendo em vista o crescimento da economia, seja reconhecido pelo Congresso na hora de aprovar as medidas.”

Série Histórica Impostômetro:

2014 R$ 1.913.945.777.706.00
2015 R$ 1.992.868.462.040,52
2016 R$ 2.004.536.531.089,32
2017 R$ 2.172.053.819.242,78
2018 R$ 2.388.541.448.792,42
2019 R$ 2.504.853.948.529,48

Sobre o Impostômetro: O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Continue lendo