Conecte-se conosco

Notícias

Candidatos pré-selecionados no FIES têm até esta sexta-feira (12) para complementar inscrição na internet

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

Aqueles candidatos que foram pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, têm até às 23h59 desta sexta-feira (12), para complementar a inscrição no site fies.mec.gov.br. Além disso, é preciso ficar atento e verificar se todas informações estão corretas, como por exemplo, o nome do fiador, e, se necessário, o percentual do financiamento.

Agora, se o candidato perder o prazo, as vagas vão ficar disponíveis em uma  lista de espera, para todos aqueles candidatos que não foram contemplados na primeira fase.

É importante lembrar que para concorrer ao financiamento, é preciso ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação. Com financiamento a juros zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Nesta segunda edição de 2019, 46 mil e seiscentas vagas foram ofertadas em mais de 1.750 instituições de ensino privadas de todo o Brasil.

Repórter Cintia Moreira | Agência do Rádio Mais

Continue lendo
Propaganda

Notícias

Ministro nega que universidades federais irão cobrar mensalidades

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Neste domingo (14), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reagiu a um rumor que circulou em blogs e em redes socais nos últimos dias que dizia que universidades federais passariam a cobrar mensalidades dos alunos.

Segundo essas mensagens, o anúncio de um programa para implementar as cobranças aconteceria em reuniões na próxima quarta (17), para a qual foram convocados representantes de instituições de todo o país.

Em uma postagem no Twitter neste domingo (14), porém, o ministro disse que as universidades federais continuarão públicas e que os estudantes não pagarão pela graduação, assim como é hoje. Em outras ocasiões, o ministro já defendeu cobrança para alguns cursos de pós-graduação.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico na última semana, o novo projeto seria chamado Future-se e teria como objetivo o “fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”, nas palavras do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.

Continue lendo

Notícias

Consumidor poderá bloquear ligação de telemarketing a partir desta terça

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Termina nesta terça-feira, 16, o prazo para que as empresas de telefonia criem a lista nacional de bloqueio de telemarketing O consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br.

A lista, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos. Portanto, o consumidor está protegido apenas das chamadas indesejadas com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem o mecanismo, pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações de telemarketing indesejadas, segundo estudos de mercado que fundamentaram a decisão da agência.

Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas. Sendo que a média do ano de 2018 foi de 2,2 mil reclamações por mês.

O Procon já tem uma lista de bloqueio de ligações de telemarketing. Qual é a diferença?

A diferença está na abrangência. Enquanto o cadastro da Anatel é mais abrangente em termos geográficos, já que se trata de uma lista nacional (e o Procon atua na esfera estadual), o cadastro do Procon é mais abrangente na gama de empresas, pois bloqueia ligações de telemarketing de todas as companhias, e não somente as de telecomunicações.

Não seria melhor criar uma lista de bloqueio nacional que atinja todas as empresas?

O presidente da Anatel disse, em nota divulgada em junho, que a agência estudará soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema das ligações indesejadas vindas de outros setores. Mas, apesar de 90% dos brasileiros terem recebido ligações indesejadas de telemarketing, somente 36,8% tentaram bloquear o número e só 11,2% procuraram serviços de proteção do consumidor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Continue lendo

Notícias

Mulher terá 100% da aposentadoria com 35 anos de contribuição

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Em emenda à reforma da Previdência aprovada pelo plenário da Câmara, as mulheres terão direito de se aposentar com 100% do benefício após 35 anos de contribuição, registra o UOL. Pelo texto do relator, as mulheres teriam direito de se aposentar com 15 anos de contribuição, mas só alcançariam 100% do benefício após 40 anos.

A mudança foi aprovada após emenda do DEM, sigla de Rodrigo Maia. Para os homens, será preciso contribuir por 40 anos para obter os 100% do benefício.

Continue lendo