Conecte-se conosco

Região Potengi

Barcelona/RN: Secretaria de Saúde promove dia “D” de combate as hepatites virais

Foto/Edson Lira

Publicados

em

O mês de julho é reservado para a conscientização da população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, doenças inflamatórias que acometem o fígado.

Para lembrar a data, a Prefeitura de Barcelona por meio da Secretaria de Saúde do município, realizou nesta terça-feira dia 23 de julho uma mobilização em alusão as celebrações do “Julho Amarelo”, que é lembrado em todo o planeta e atenta para a necessidade de se prevenir contra as hepatites virais, que são doenças silenciosas que podem causar consequências mais graves na saúde dos portadores.

Os atendimentos foram realizados na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação da secretária de saúde, Suzana Mafra, acompanhada de todos os coordenadores de saúde e grande parte do quadro dos profissionais da saúde do município, que deram total suporte a população.

Os barcelonenses que compareceram, tiveram um grande leque de serviços ofertados como aferição de pressão arterial, testes rápidos, aplicação de vacinas, palestras sobre as Hepatites Virais e muito mais. Também foi realizado um acompanhamento nas escolas do município, pela equipe de saúde responsável.

O objetivo da campanha “Julho Amarelo” é disseminar informações sobre as hepatites virais, despertar o interesse pelo diagnóstico e, dessa forma, aumentar o acesso aos testes rápidos e, se for o caso ao tratamento dessa doença que atinge cerca de dois milhões de pessoas em todo o Brasil.

LRM_EXPORT_7817342915713_20190723_132013999

Foto/Edson Lira

Fonte: blog RN1

 

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 35 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura receberá dois novos ônibus escolar para estudantes da rede municipal

Publicados

em

De

FNDE Ônibus Rural Escolar - ORE 2 - Portal do FNDE/Foto/Crédito Divulgação FNDE

Através do Programa Caminho da Escola, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, a Prefeitura de Barcelona receberá em breve dois novos veículos.

O primeiro trata-se do Ônibus Rural Escolar – ORE 2: ônibus com comprimento total máximo de 9.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 3.000 kg, com capacidade mínima de 44 (quarenta e quatro) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Rural Escolar – ORE 2: Custou cerca de R$ 214 mil.

Já o segundo trata-se Ônibus Rural Escolar – ORE 1 (4×4): ônibus com tração nos 04 (quatro) rodados (eixo traseiro e eixo dianteiro), com comprimento total máximo de 7.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 1.500 kg, com capacidade mínima de 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno. 

Ônibus Rural Escolar – ORE 1 (4×4): Custou cerca de R$ 274 mil.

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura decreta estado de calamidade pública

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação/Chaguinha Net

A cidade de Barcelona, que fica a 85 km de Natal, declarou estado de calamidade pública, ato publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (FERMURN), na quinta-feira (02/04). Até a tarde deste domingo (5), o município tem dois casos suspeitos da Covid-19.

O decreto, é consequência dos impactos negativos na economia da cidade, em função das medidas de prevenção ao novo coronavírus. A decisão cita o fechamento do comércio, exceto aqueles destinados à comercialização de gêneros alimentícios e medicamentos.

Na prática, com o estado de calamidade declarado, a prefeitura poderá adotar várias medidas de enfrentamento à pandemia, como autoriza-se, na forma do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais o remanejamento de servidores efetivos, contratados e comissionados, para contribuir com o trabalho de contingência da Secretaria Municipal de Saúde, quando restar insuficiente o quadro de servidores daquele ente da administração direta.

DECRETO N°. 093, DE 23 DE MARÇO DE 2020.

SÚMULA: Declara estado de calamidade pública, conforme rezam a Lei Orgânica do Município de Barcelona e para os fins do disposto art. 65 da Lei Complementar Federal 101, de 04 de maio de 2000, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19 (novo Coronavírus), e suas repercussões nas finanças públicas do Município de Barcelona, e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARCELONA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, usando de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei Orgânica Municipal,

CONSIDERANDO a grave crise de saúde pública em decorrência da pandemia da COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afeta todo o sistema interfederativo de promoção e defesa da saúde pública, estruturado nacionalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS);

CONSIDERANDO a repercussão nas finanças públicas em âmbito nacional, conforme reconhecido pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, por meio Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020, para os fins do art. 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal);

CONSIDERANDO que a referida crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia;

CONSIDERANDO todos os esforços de reprogramação financeira empreendidos para ajustar as contas municipais, em virtude de se manter a prestação dos serviços públicos e de adotar medidas para o enfrentamento da grave situação de saúde pública;

CONSIDERANDO que a crise gerada pela pandemia de COVID-19 acentua o estado de calamidade financeira no Município;

D E C R E T A:

Art. 1°. Fica decretado estado de calamidade pública para os fins do art. 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19 (novo coronavírus) e suas repercussões nas finanças públicas do Município de Barcelona.

Art. 2º. Ficam as autoridades competentes autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias para combater à disseminação da COVID-19 (novo coronavírus) em todo o território municipal.

Art. 3º. As autoridades competentes editarão os atos normativos necessários à regulamentação e à execução dos atos administrativos em razão do estado de calamidade pública de que trata este Decreto.

Art. 4º. Adota-se o Plano de Contingência Nacional para o enfrentamento da pandemia, expedido em fevereiro de 2020, devendo a Secretaria Municipal de Saúde adotar os procedimentos ali demonstrados, no que estiver dentro da competência municipal quanto à pactuação do SUS, bem como expedir o próprio Plano de Contingência específico para o Município.

Art. 5º. Autoriza-se, na forma do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais o remanejamento de servidores efetivos, contratados e comissionados, para contribuir com o trabalho de contingência da Secretaria Municipal de Saúde, quando restar insuficiente o quadro de servidores daquele ente da administração direta.

Art. 6º. Fica suspenso o funcionamento do comércio no município, exceto aqueles destinados à comercialização de gêneros alimentícios e medicamentos.

Art. 7º. Fica suspenso o funcionamento de todas as casas de jogos, casas de eventos e de recepções, salões de festas, inclusive privados, clubes sociais, parques públicos, parques de diversões, academias de ginástica e estabelecimentos similares, localizados no Município de Barcelona.

Art. 8º. Fica suspenso o funcionamento de todas as igrejas, templos religiosos e estabelecimentos similares, localizados no Município de Barcelona.

Art. 9º. Fica suspenso o atendimento presencial ao público externo da Prefeitura Municipal, restando o atendimento realizado por telefone, WhatsApp e e-mail.

Art. 10. Este Decreto vigorará pelo prazo de 30 dias, mantidas as determinações do Decreto Municipal nº 092/2020, que declarou a situação de emergência, no que couber, especialmente quanto à autorização para aquisições de bens e serviços para o enfrentamento da crise, onde se outorgou a flexibilização das formalidades para tal, dispensando-se, na forma da lei, a exigência de prévio processo de licitação.

Edifício Manoel Guedes da Fonseca em Barcelona/RN, em 23 de março de 2020.

VICENTE MAFRA NETO

Prefeito Constitucional

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura concluí reorganização para Feira-Livre

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Seguindo a SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA, SOBRE O FUNCIONAMENTO DE FEIRAS LIVRES EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, finalizamos a reorganização baseada na NOTA INFORMATIVA Nº2/2020 – SESAP – SUVISA – ALIMENTOS.

A preparação prevista para a primeira feira livre reorganizada do município acontece nesta segunda feira 06/04 e foi concluída. Vários profissionais de diferentes secretarias e setores estiveram presentes pra que tudo saísse devidamente dentro dos padrões.

Agradecemos as Secretarias de Saúde, através da Vigilância Sanitária. Secretarias de Educação, Assistência Social, Esportes, Serviços Urbanos e voluntários da população que também ajudaram na montagem.

Estiveram no local, o Secretário e o diretor de Serviços Urbanos, Medeiros e Daniel. A Coordenadora de Vigilância Sanitária, Ana Cláudia, o fiscal Wagner Fernandes e a Sanitarista Ivaneide Ferreira. A todos, nosso muito obrigado.

Com informações da página da PMB no Instagram

Continue lendo