Primeiro caso de COVID-19 confirmado no município de Barcelona/RN, divulgado pela SESAP. Resultado do exame saiu hoje 17 de abril, 27 dias após a coleta que foi realizada dia 22 de março.
Pelo tempo, o paciente já está curado, uma vez que a saúde do município tomou as devidas precauções de isolamento no mesmo instante de ter sido suspeito o paciente.
NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BARCELONA/RN
Em atenção à população do nosso município e toda região, a Prefeitura de Barcelona, aliada à Secretária Municipal de Saúde, vem através desta nota, informar sobre os resultados dos exames feitos em dois pacientes com sintomas suspeitos da COVID-19.
Como já é sabido e divulgado anteriormente, o primeiro paciente foi descartado para Coronavírus, 15 dias depois da coleta do SWAB (exame para Coronavírus). Estávamos atentos e aguardando o segundo resultado mas tranquilos, uma vez que a Secretaria vinha monitorando os dois casos pessoalmente e os mantendo em isolamento social.
De acordo com as datas que serão colocadas posteriormente, apesar do segundo exame ter atestado POSITIVO para a Covid (quinta feira 16/04) no segundo paciente, o mesmo já havia cumprido o período estabelecido de quarentena, não representando qualquer risco de contágio.
Segue CRONOGRAMA.
22/03 – Início dos primeiros sintomas e Consulta dos suspeitos na Unidade Mista Maria Gomes da Rocha as 10:58h;
22/03 – Coletado os SWAB dos suspeitos as 11:23h;
22/03 – Início do Isolamento Social e Monitoramento dos casos pela Secretaria de Saúde;
23/03 – Exames encaminhados ao LACEN;
06/04 – Resultado do exame de um dos suspeitos – Negativo;
06/04 – Avaliação médica realizado pela equipe de saúde aos suspeitos;
07/04 – Fim do Isolamento Social – os suspeitos não apresentavam mais sintomas e nem risco de transmissão.
16/04 – Resultado do exame do segundo suspeito – Positivo.
Reforçamos que nos 16 dias de Isolamento social, a Secretaria Municipal de Saúde monitorou os casos suspeitos 24h, dando todo suporte necessário aos pacientes e familiares.
Os pacientes foram avaliados e como encontravam-se assintomáticos, foram liberados do isolamento com orientação técnica e baseados em dados do Governo do Estado.
Att.
Elisa Alves.
Secretária de Saúde do Município de Barcelona.
Fonte: blog RN1