Conecte-se conosco

Região Potengi

Barcelona/RN: É o 64º município em eficiência administrativa no RN

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

Números publicados neste final de semana pelo Conselho Federal de Administração afirma que o município de Barcelona tem índices não tão bons quando o assunto é “Eficiência Administrativa”, ficando em 64º colocado no Rio Grande do Norte. Em relação aos números na Região Potengi ocupa o 8º colocado, Em relação aos números no Brasil, o município de Barcelona fica em 1268º colocado. O primeiro no RN é o município de Passa e Fica/RN.

Saiba mais sobre o assunto:

O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados.

Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

Nestes encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

O ranking está disponível na internet, no site do Conselho Federal de Administração, através do link http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-1.

Continue lendo
Propaganda

Região Potengi

São Pedro/RN: Padre tem carro tomado em Assalto

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Agora a pouco em São Pedro indivíduos levaram o carro da Paróquia após assaltarem o Pároco Padre Idalmo César. A ação criminosa aconteceu nas proximidades do Bairro Boa Sorte. Felizmente nada de mal aconteceu ao padre além do susto.

Fonte: blog do Glaucione Farias

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Secretaria de Saúde realiza reunião com a classe educadora do município

Publicados

em

De

Foto/Cedida

Nesta última terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Barcelona, juntamente com a Secretaria de Educação, diretores, coordenadores, supervisores e principalmente todos os professores, da Zona Urbana. EMPIDES, EMPAM e Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho, se reuniram em uma reunião, para mais uma vez firmar o compromisso entre Saúde e Educação no programa PSE,  para todos os educandos do município, como também, para os professores.

Na reunião foram apresentados todos os programas que a Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo, também para que os professores em sua sala de aula possam identificar todos os problemas encontrados no seu ambiente de trabalho com os alunos. Além da apresentação da secretaria, os professores relacionaram alguns temas sobre saúde e mais.

• Ansiedade e Depressão;

• Sexualidade;

• Saúde Bucal;

 • Acuidade  visual ( onde vamos levar o programa e identificar os alunos que tem problemas de visão);

• IMC (Índice de Massa Corpórea) com a quantidade de alunos com sobrepeso, obesidade e desnutrição;

• Vacinação em dias dos educandos;

• A presença dos alunos na escola devido à merenda por não ter comida em casa, uma vez que grande parte da população depende do programa bolsa família para sobrevivência.

A oportunidade desta reunião foi de grande valia, onde foi possível pensar em uma linha direta para exercer os deveres de cada um, afinal, a escola é a segunda casa dos alunos, mesmo encontrando varias barreiras pelo caminho.

Lembrando que Barcelona- RN o PSE tem um trabalho atuante no município.
Parceria Saúde e Educação.
Na Zona Rural estão chegando pra seguir uma linha direta.

Informações da Secretaria Municipal de Saúde | blog RN1

Continue lendo

Região Potengi

Ruy Barbosa/RN: I Conferência Municipal dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

Publicados

em

De

Continue lendo