Conecte-se conosco

Região Potengi

Barcelona/RN: É o 64º município em eficiência administrativa no RN

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

Números publicados neste final de semana pelo Conselho Federal de Administração afirma que o município de Barcelona tem índices não tão bons quando o assunto é “Eficiência Administrativa”, ficando em 64º colocado no Rio Grande do Norte. Em relação aos números na Região Potengi ocupa o 8º colocado, Em relação aos números no Brasil, o município de Barcelona fica em 1268º colocado. O primeiro no RN é o município de Passa e Fica/RN.

Saiba mais sobre o assunto:

O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados.

Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

Nestes encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

O ranking está disponível na internet, no site do Conselho Federal de Administração, através do link http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-1.

Francisco das Chagas Fernandes de Souza, 34 anos, servidor público (Gari), conhecido como Chaguinha Net. Em 2011 criou o Blog do Chaguinha Net e em 2018 foi além e criou o Portal Potengi News, possibilitando para a Região do Potengi um espaço virtual de qualidade e credibilidade. Aqui você pode conferir as principais notícias da Região Potengi, Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo.

Região Potengi

Caern realizar serviço de manutenção e 5 cidades da região fica suspenso temporariamente o fornecimento de água

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

A CAERN comunica que hoje 21/02/2020, será suspenso temporariamente o fornecimento de água nas cidades de Sítio Novo, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa e São Tomé, devido a um vazamento na adutora Monsenhor Expedito, a previsão para a conclusão da retirada desse vazamento será em 22/02/2020, a previsão que o sistema seja restabelecido ao normal em até 48 horas.

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Projeto de Lei n° 082/2020 é aprovado e o mesmo permite contratação de quase 250 novos servidores

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação/Chaguinha Net

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (20/02/2020) na Câmara Municipal de Barcelona, foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n° 082/2020, que dispõe sobre os contratos temporários que autoriza o Poder Executivo a contratar quase 250 servidores. Já a Emenda modificativa 001/2020 que dispõem sobre o Projeto de Lei n° 082/2020, colocada pelos vereadores Francisco Ferreira (Chaguinha Juvino), José Elenilson (TT), Francisco Herbert (Beto de Joãozinho), José Lúcio (Boneco) e Aurina Lopes (Bebé) foi aprovada por 5×4.

Emenda modificativa 001/2020.

Lembrando que os vereadores da situação Israel Mafra, Diogo Marques, José Leonardo, e Edmundo Vicente votaram contra a Emenda modificativa 001/2020 que dispõem sobre o Projeto de Lei n° 082/2020, que no Art 7º no parágrafo único diz que – O salário pago aos contratados não será inferior ao salário mínimo vigente em Lei, qual seja: R$1.045,00 (Hum mil e quarenta e cinco reais

Continue lendo

Região Potengi

Deputado Allyson Bezerra recebe demandas de Ruy Barbosa e reafirma apoio a pré candidatura a vereador do Professor Ismael André

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Em reunião com o deputado nesta quarta-feira (19), o Professor Ismael André de Ruy Barbosa apresentou ao deputado demandas da área da educação. Solicitou apoio para reforma e ampliação da Escola Estadual localizada no município que receberá em 2020 a educação integral e necessita de melhor infraestrutura para atender o alunado.

O deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) recebeu nesta quarta-feira (19), em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Professor Ismael André (Solidariedade), do município de Ruy Barbosa.

O Professor apresentou ao deputado demandas da área da educação. Solicitou apoio para reforma e ampliação da escola estadual localizada no município.

Allyson se comprometeu em cobrar solução para o caso. Inclusive, o assunto deve ser tema de pronunciamento do parlamentar em plenário.

“Dar boas condições de ensino e aprendizado é fundamental, levaremos essa situação até a Secretaria de Educação e faremos a cobrança”, disse ele.

O parlamentar também reafirmou apoio à pré-candidatura do Professor Ismael a vereador de Ruy Barbosa nas eleições de 2020. “Ruy Barbosa precisa de jovens na política, precisa pensar a mudança, e Professor Ismael representa exatamente isso. É um jovem preparado”, concluiu.

Via Assessoria de Comunicação – Deputado Allyson Bezerra

Continue lendo