Conecte-se conosco

Região Potengi

Barcelona está entre os municípios do RN com risco alto de surto de dengue; Veja a lista

97 dos 167 municípios apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti

Foto/Crédito Divulgação

Publicados

em

No Rio Grande do Norte, 97 dos 167 municípios apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e podem registrar surtos de dengue, zika e chikungunya. O número representa 58% das cidades potiguares e, somando-se às 54 que apresentam risco médio, o percentual de municípios no estado que apresentam risco de surto ultrapassa os 90%.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que revela que a incidência de casos de dengue no país entre janeiro e março subiu 339,9% em relação ao mesmo período de 2018. São 994 municípios brasileiros com alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e o Rio Grande do Norte apresenta uma média acima do percentual nacional que é de 20%.

O estado tem apenas 11 cidades com índices considerados satisfatórios. O ministério alertou hoje (30), em Brasília, para a necessidade de fortalecer ações de combate ao mosquito, mas avaliou que, mesmo com o aumento de casos de dengue, a taxa de incidência está dentro do esperado para o período e o país não está em situação de epidemia. O Ministério da Saúde admite, entretanto, que podem haver epidemias localizadas de dengue em alguns municípios.

VEJA AQUI SE NA SUA CIDADE TEM ALTO RISCO DE SURTO:

Fonte: Portal no Ar

Continue lendo
Propaganda

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura realiza trabalho de silagem na zona rural

Publicados

em

De

Foto/Edson Lira

A prefeitura municipal de Barcelona/RN, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, realiza de forma gratuita para os produtores rurais do munícipio um trabalho muito importante que é o de silagem, onde o agricultor pode assim sustentar seus animais de pasto sem se preocupar em gastar do próprio bolso para realizar esse tipo de serviço.

A ação é uma parceria em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).  A prefeitura é quem oferece os serviços de trator, a mão de obra fica por parte dos produtores, que se responsabilizam pelos trabalhadores.

Nesta quinta-feira (18) pela manhã, o Diretor de Produção Produção Animal e Vegetal, Francisco Canindé (Chico do Peixe) e o Técnico da Emater, Wanderson Batista (Cacau), visitaram o trabalho de silagem na propriedade do senhor Edmundo Vicente, na comunidade de Cotovelo.

 

 

Para o proprietário, a prefeitura tem realizado um excelente trabalho em parceria com a Emater e a secretaria de Agricultura.

“Nós só temos a louvar por este trabalho importantíssimo, que enriquece o homem do campo. O trabalho que o prefeito Neto Mafra está realizando, dando apoio a todos os produtores é algo que nos deixa muito honrado. Sou funcionário público, mas sou filho de agricultor, gosto da agricultura e vejo essa área muito desprestigiada em muitos lugares, mas o prefeito Neto Mafra, tem inovado muito nisso. Quero parabenizar também, a parceria da Emater e a Secretaria de Agricultura, que tem feito um trabalho muito enriquecido. De apoio ao homem do campo. Hoje pode-se dizer, que quem não fez a silagem é porquê não quer, porque a prefeitura dá total apoio, coisa que anteriormente não acontecia. Teve um ano que lutei para fazer a silagem, porquê não tive condições para fazer isso, porque é algo que custa muito caro. O trator da prefeitura está trabalhando aqui há 3 dias, eu não teria condições de fazer isso. Então mais uma vez parabenizo a prefeitura, Emater e a secretaria de agricultura do município.” Disse Edmundo Vicente, beneficiado.

O Diretor de Produção Animal e Vegetal do município, Francisco Mota (Chico do Peixe), destacou a importância da realização de serviços como a silagem. “A importância da silagem é muito grande, você chegar ao final do ano e ter toda a ração do gado armazenada em um silo é muito bom”, disse.

O diretor ainda informou que os produtores rurais que desejarem fazer a silagem em suas propriedades devem procuram o técnico da EMATER ou a secretaria de Agricultura, para avaliarem a melhor data para a realização dos serviços.

 

Fonte: blog RN1

Continue lendo

Região Potengi

Jovem de São Paulo do Potengi morre em acidente de moto na RN 203

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 16, foi registrado um acidente nas proximidades de Lagoa Comprida, em nosso município envolvendo o jovem Daniel Cesar Rodrigues de Azevedo, 22 anos, filho de César Azevedo e da professora Rízia. Daniel estava vindo de Ruy Barbosa pra São Paulo do Potengi.

O acidente envolveu duas vítimas, vindo o jovem Daniel a óbito quando deu entrada no hospital Regional de São Paulo do Potengi, segundo informações médica, e Joari Leandro que teve lesões e foi transferido para o Walfredo Gurgel em Natal.

Daniel fazia parte da ADESPP, Associação Desportiva São Paulo do Potengi, e jogou em vários campeonatos pela associação. Inclusive, estava levando o nome da ADESPP no Campeonato Potiguar de Futsal que esta acontecendo. Daniel parti deixando uma mulher, na qual estava grávida de 6 meses.

A todos da família nossos sentimentos!

Descanse em paz, Daniel.

Daniel Cesar e sua esposa.

Fonte: blog do Lucas Tavares

Continue lendo

Região Potengi

Barcelona/RN: Prefeitura disponibilizará refeições Self Service aos pacientes que necessitam de tratamento médico na capital do estado

O serviço custará aos cofres públicos à importância de R$ 46.764,00 (Quarenta e seis mil setecentos e sessenta e quatro reais).

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

A Prefeitura Municipal de Barcelona, depois de dois anos do corte das refeições e de muita cobrança por parte dos vereadores sobre o assunto, irá disponibilizar refeições Self Service, que serão destinadas aos pacientes que são encaminhados da Unidade Mista de Saúde Maria Gomes da Rocha, pra atendimento em diversos hospitais e clínicas da capital do estado do Rio Grande do Norte (Natal/RN).

A empresa ganhadora da licitação foi a TERRA SOL REFEIÇÕES INDUSTRIAIS EIRELI – CNPJ 31.308.750/0001-59 o serviço custará aos cofres públicos à importância de R$ 46.764,00 (Quarenta e seis mil setecentos e sessenta e quatro reais).

Continue lendo