Conecte-se conosco

Rio G do Norte

Ações do Governo Cidadão são aprovadas pelo Banco Mundial e continuam até 2021

Foto: Elisa Elsie

Publicados

em

A missão de fiscalização do Banco Mundial às ações do Governo Cidadão, financiadas pela instituição financeira, foram encerradas na manhã de hoje (12) no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Salles, em Natal. As ações compreendem as áreas de Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Agricultura. Iniciado em outubro de 2013, com previsão para encerrar este ano, em maio, o programa – coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão de Projetos – teve o contrato de empréstimo renovado, na ordem de R$ 600 milhões, e será estendido até 2021. A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da continuidade das obras e projetos que têm beneficiado a população do Estado.

“Temos muitas ações sendo realizadas e poderíamos nos deparar com um cemitério de obras caso o convênio fosse encerrado e não recebêssemos esses recursos”, afirmou a governadora. O secretário de Estado de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, que tem sido um importante articulador junto às comunidades, organizações da sociedade civil e outras esferas do poder público para solucionar entraves, declarou que está bastante otimista quanto aos novos desdobramentos do Governo Cidadão. “Foi uma semana inteira de trabalho, de reconhecimento às ações, e agora teremos 22 meses a mais para tocar o programa. Vamos fazer o possível para realizar os investimentos que o RN precisa”, disse.

A gerente do banco para o Governo Cidadão, Fátima Amazonas, que conduziu o evento, destacou a participação efetiva do governo em todas as etapas dos projetos desenvolvidos. “Isso está fazendo a diferença. Essa participação do governo mostra o compromisso que tem em levar os investimentos aos maiores beneficiários, que é a população. Existem desafios a serem resolvidos e já estão sendo feitas reuniões para encontrarmos as soluções”, enfatizou.

O especialista do Banco Mundial, André Loureiro, ressaltou os resultados significativos que vêm sendo implementados na área de Educação e falou acerca das quatro novas escolas construídas, das quais duas já foram inauguradas, mais as escolas que serão reformadas, sendo 10 em processo de contratação e 17 em licitação. “O projeto de alfabetização no campo é bastante inovador e pode se tornar referência no Brasil e no mundo. São 100 alfabetizadores e 100 técnicos agrários em formação. Debatemos o combate à violência nas escolas, principalmente no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental e constatamos a necessidade de ação preventiva nessa área”.

Inclusão produtiva

As ações de inclusão produtiva foram apresentadas por Ditmar Zimath, consultor do Banco Mundial, que relatou acerca das visitas aos 10 subprojetos de agricultura familiar, em Touros, Pedro Velho, São José de Mipibu, Vera Cruz, Currais Novos, Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra, onde mais uma vez a equipe do banco percebeu uma mudança de posicionamento do governo em relação à execução do projeto e um envolvimento efetivo dos secretários e diretores. “Discutimos também um plano de sustentabilidade para a Cecafes”, referindo-se à Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizada na esquina das avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, importante ponto de venda de alimentos saudáveis e produtos artesanais.

Também participaram da missão do banco o especialista Ezaú Pontes, que tratou das ações na área de Saúde, e Juliana Paiva, que destacou o teor social. “A educação incorporou a preocupação social nas obras das escolas e isso tem condições de se transformar em boas práticas. Visitamos a RN-087 e conseguimos a anuência do último morador que faltava para destravar a obra”, afirmou.

Ao final, Fátima Amazonas destacou a importância do Governo Cidadão para área do turismo. “Temos resultados impressionantes na dinamização do turismo nas serras do agreste potiguar. Foi um investimento relativamente pequeno que está trazendo grandes resultados”, disse. Através do programa, a cidade de Passa e Fica tem agora a primeira agência de viagens do município.

Continue lendo
Propaganda

Rio G do Norte

Páscoa Solidária presenteia crianças atendidas pela LBV com chocolates

Publicados

em

De

Foto/Wallace Freire

A Legião da Boa Vontade (LBV), nesta quinta-feira, 18 de abril, presenteia com chocolates, crianças, jovens, gestantes e idosos inseridos nos programas socioeducativos mantidos pela Instituição na capital potiguar, para que tenham uma Páscoa doce, alegre e divertida.

Os chocolates foram arrecadados através de voluntários por meio da mobilização Páscoa Solidária, uma ação de solidariedade, promovida pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) em todo o Brasil. A ação sensibilizou os clientes e colaboradores do GPA a doarem ovos de páscoa e chocolates que presenteia todos os assistidos pela Instituição em nossa cidade.

A entrega acontece, nesta quinta-feira, 18, no período matutino das 10h às 11h, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado a Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655.

Continue lendo

Rio G do Norte

Governo inicia criação do Plano de Erradicação do Trabalho Infantil

Publicados

em

De

Foto: Demis Roussos

O Governo do Rio Grande do Norte vai construir, em conjunto com várias instituições, o Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. A diretriz para criação do plano foi dada pela governadora Fátima Bezerra em reunião nesta terça-feira, 17, com as integrantes do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FOCA-RN). “Nosso governo está de portas abertas para a criação de políticas em prol da sociedade. Vamos construir este plano de forma conjunta, fazendo debates até mesmo dentro de outras ações que estamos construindo, como o Plano Estadual de Segurança Pública”, destacou a governadora.

A geração do Plano de Erradicação do Trabalho Infantil atende uma demanda que já foi apresentada há mais de uma década pelas instituições envolvidas no combate ao trabalho infantil. “Vamos trabalhar também para que o Rio Grande do Norte seja o primeiro estado do Brasil a criar uma ‘Lista Limpa do Trabalho Infantil’ que destaque os municípios que erradiquem este tipo de trabalho”, completou a auditora fiscal do trabalho e membro do FOCA-RN, Marinalva Cardoso Dantas.

Ainda durante a reunião de trabalho, a governadora confirmou que o Governo vai apresentar um projeto de lei para a criação do Dia Estadual de Contra ao Trabalho Infantil, que passaria a ser no dia 12 de junho, data que já marca os dias nacional e internacional do tema.

Nessa mesma data, o FOCA-RN, mais antigo fórum do Brasil, também entregará a premiação “Amiga do Futuro” para a governadora Fátima Bezerra e à secretária Arméli Brennand, pelo histórico de defesa da criança e do adolescente. Ao agradecer o prêmio, Arméli, presente à reunião, ressaltou a necessidade de o Governo se voltar a essa área. “O RN é pioneiro com o trabalho do FOCA há 26 anos e não pode deixar de construir as políticas públicas necessárias para erradicar o trabalho infantil”, disse a futura gestora da pasta das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos.


Foto: Demis Roussos

Continue lendo

Rio G do Norte

Governo do Estado abre inscrições para Curso Superior em Gestão Pública na próxima segunda-feira (22)

Publicados

em

De

Foto/Crédito Divulgação

As inscrições para o Processo Seletivo Especial do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública iniciam na próxima segunda-feira (22) a partir das 14 horas. Os interessados devem acessar o Portal do Candidato, no site do Sistema Gestor de Concursos do IFRN (http://processoseletivo.ifrn.edu.br) para se inscrever. Antes, é preciso fazer um rápido cadastro inicial. As inscrições ficarão abertas até às 17h do dia 31 de maio.

A Graduação de Tecnólogo em Gestão Pública é uma promoção da Escola de Governo, da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Norte, por meio de convênio com o IFRN, responsável pela execução do curso. As aulas serão iniciadas no segundo semestre de 2019 no turno vespertino. A matriz curricular compreende um total de 2.174 horas/aula, distribuídas em seis semestres letivos sequenciais, totalizando três anos.

Os requisitos para concorrer a uma das 45 vagas do curso são: ser servidor público estadual efetivo e estar ativo no exercício do cargo; possuir certificado de conclusão do ensino médio; e estar desenvolvendo atividades em qualquer uma das áreas de concentração da administração pública, seja administração geral, planejamento, gestão de recursos humanos, financeiros ou materiais. Além disso, terão prioridade os servidores que não possuam cursos de nível superior.

A seleção dos candidatos terá caráter eliminatório e classificatório, constando de três etapas: análise dos pré-requisitos, provas escrita e entrevista presencial. De acordo com o cronograma do edital, o resultado da homologação das inscrições, referente à primeira fase, está previsto para ser divulgado no dia 06 de junho, enquanto as provas serão aplicadas no dia 15 de junho de 2019. O resultado final será anunciado no dia 10 de julho e a aula inaugural tem previsão para acontecer no dia 29 de julho de 2019.

O objetivo do Curso de Tecnólogo em Gestão Pública é formar profissionais com visão crítica, estratégica e inovadora para o setor público, qualificando-os a atuarem na área de gestão das organizações públicas, aliando a teoria e a prática para uma formação crítica, reflexiva e sustentável.

Continue lendo